“Violência no ambiente escolar” foi tema da formação continuada com coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Imperatriz. A proposta foi resultado das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através do Serviço de Orientação Educacional (SOE).
Ivetilde Delgado, coordenadora geral do Setor Pedagógico da SEMED, explica em que consiste o SOE. “O Serviço de Orientação Escolar (SOE) que realiza em toda a rede municipal acompanhamento de alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem e de comportamento através de atendimentos individuais e em grupo, como reuniões, palestras educativas, conversas com os pais e auxílio à gestão escolar. Com esse objetivo a SEMED desenvolve programas como Escola que Protege, Mais Educação e CRESCER; além dos programas em parceria com a Polícia Militar: PROERD e GEAP”.
Ivetilde explicou também que o SOE realiza palestras e formações continuadas com professores, coordenadores e gestores de acordo com a necessidade das escolas, como é o caso desta reunião específica.
“De acordo com a necessidade e a realidade das nossas escolas, decidimos realizar a primeira reunião com coordenadores pedagógicos das escolas objetivando tratar um tema muito relevante na atualidade que é Violência no ambiente escolar. Esta temática geral foi trabalhada através de um filme sobre bullying, sistematização de slides, explicações, atividades, questionamentos e discussões”.
Ovídia Almeida, orientadora educacional e coordenadora do SOE, explica os projetos desenvolvidos nas escolas:
Projeto Escola que Protege: Visa mobilizar escolas da rede municipal de ensino para o desenvolvimento de ações e projetos pedagógicos voltados para o enfrentamento e prevenção das diferentes formas de violência contra criança e adolescente, bem como para a efetivação e defesa dos seus direitos. O projeto já atendeu cerca de 1.200 alunos, 1300 pais e responsáveis e 200 gestores, coordenadores e professores.
Programa CRESCER: Prevê ações de combate à evasão e fracasso escolar através do acompanhamento da infrequência por meio da FICAI - Ficha de Monitoramento e Acompanhamento do Aluno Infrequente. O Programa conta com a parceria do Ministério Público, Conselhos Tutelares. Atende pais, alunos e professores.
Mais Educação: Em Imperatriz, o Programa Mais Educação funciona desde 2010 e, este ano atende 2704 alunos em 20 escolas da Rede Municipal de Ensino. O programa aumenta o tempo de permanência do aluno na escola por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Tem como público-alvo estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade social e sem assistência; além de estudantes em defasagem série/idade.
PROERD: Funcionando em Imperatriz desde 2007, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é realizado em escolas públicas e particulares, no 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, palestras educativas e ações de combate ao uso de droga e violência. No último ano, 1.850 alunos participaram das ações.
GEAP: O Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geap) da Polícia Militar realiza rondas escolares e passa aos alunos orientações de como evitar a violência, drogas e o álcool, além de repassar informações sobre bullying e alguns cuidados pertinentes à internet, principalmente sobre redes sociais. (Luana Barros - ASCOM)