Domingos Cezar
A Cooperativa de Trabalho Sisal Ouro Verde do Maranhão - COOPSISAL, em parceria com o Sistema Faema/Senar-MA, Embrapa Sisal, Ministério da Agricultura (Superintendência do Maranhão), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar-SAF e o Banco do Brasil, viabilizou a inserção da cultura do sisal nas linhas de financiamento do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
A inserção para as modalidades de custeio e investimento acontecerá nos seguintes municípios aptos ao cultivo: Alto Parnaíba, Amarante do Maranhão, Arame, Balsas, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Feira Nova do Maranhão, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Luiz Rocha, Grajaú, Jatobá, Lagoa do Mato, Loreto, Mirador, Nova Colinas, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São João dos Patos, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Sítio Novo, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.
O fato motivador para a inserção do sisal no Maranhão deve-se à produção de fibra do Sisal, comercializada com um novo e amplo mercado: o da indústria automobilista. Segundo a Embrapa Sisal, o produto a ser cultivado no Maranhão será feito com os agricultores familiares das áreas de assentamentos do estado atendendo solicitação da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).
A Embrapa Sisal esclarece, ainda, que o modelo de aplicação do projeto será baseado na ferramenta de ATER coletiva e associativa das Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs), Escolas de Campo, que funcionarão como escolas permanentes de aprendizagem e pesquisa. O sisal será plantado ainda no espaçamento de cinco por um metro, para que possa permitir o consórcio com culturas alimentares.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Subsecretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Coordenação-Geral de Financiamento à Produção, esclarecem que, o valor do custeio individual é de até R$ 250 mil, porém, o financiamento será de até R$ 165 mil individual.
Os produtores rurais dos municípios acima mencionados que estiverem interessados em receber o financiamento devem procurar o sindicato rural ou a Cooperativa de Trabalho Sisal Ouro Verde do Maranhão - COOPSISAL, através dos telefones: (99) 98833-0098 e (99) 98205-2944 ou por meio do correio eletrônico oliveirahelberth@yahoo.com.br com o autor e idealizador do Projeto Sisal no Maranhão, Helberth de Oliveira.
Ele acrescenta que maiores informações sobre o projeto, bem como para a obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, no site acima. Para os beneficiários da reforma agrária e do crédito fundiário, o agricultor deve procurar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) ou a Unidade Técnica Estadual (UTE). O agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas.
Comentários