Carnês do IPTU 2014 já estão sendo entregues

Os proprietários de imóveis que ainda não realizaram o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU-2014) têm até 30 de junho para efetuar o pagamento com desconto de 20% em cota única. "Quem optar pelo pagamento parcelado também ganhará desconto de 10% em até seis vezes", explica o secretário municipal da Fazenda e Gestão Orçamentária, Liberato Rodrigues.

Parte dos carnês com o valor do imposto já foi entregue nos endereços. Mas quem ainda não recebeu pode procurar a sede da Receita Municipal, localizada na Rua Godofredo Viana, no Centro, para imprimir os boletos e garantir o pagamento do imposto com desconto. "Os valores poderão ser pagos em toda a rede bancária e também nas casas lotéricas", ressalta.
Sobre o pagamento parcelado, o secretário orienta que o valor da dívida pode ser dividido em até 06 vezes, que pagas dentro do prazo garante 10%, "todavia se houver atraso o desconto não é disponibilizado", adverte.
O recurso arrecadado pelo Município pode ser aplicado em melhorias de interesse direto do contribuinte, como reformas no trânsito local ou nas redes de esgoto. Mas também pode ser destinado para todos os demais serviços ofertados pelo Município, como escolas e hospitais. "Um bom exemplo da aplicação desse recurso em Imperatriz é o complemento das despesas do Hospital Municipal Socorrão. Cerca de 20% do valor total arrecadado é direcionado para a Secretaria de Saúde. Outro ponto importante é a construção de pontes de concreto e redes de drenagem com recursos próprios", lembra o prefeito Sebastião Madeira.
Em 2013 o Município arrecadou quase seis milhões de reais. A previsão para 2014 supera as arrecadações anteriores, com estimativa de cerca de sete milhões. Liberato afirma que desde o início da gestão, a arrecadação do IPTU tem aumentado significativamente.
"O cidadão tem o dever de contribuir pra melhoria da estrutura de sua cidade contribuindo com seus impostos e a Prefeitura tem a obrigação de retribuir com a melhoria de vida por meio das ações da gestão municipal. É isso que temos feito a cada dia à frente da Prefeitura de Imperatriz, tentar retribuir com prestação de serviços de qualidade a todos. O aumento na arrecadação do IPTU demonstra que o cidadão imperatrizense acredita na atual gestão", observa o prefeito. 
Sobre o IPTU - É um dos tributos de responsabilidade dos municípios que deve ser pago anualmente. Para os casos de descumprimento tanto de pessoa física como jurídica, a Prefeitura pode realizar cobrança judicial e incluir o registro no cadastro de Dívida Ativa do Município.
A costureira Aldean Santos, há 14 anos residente da Rua Ubirajara, no Bacuri, afirma que só passou a pagar o IPTU há pouco tempo. "Mudei pra Imperatriz em 2000. Todos os anos recebia o carnê do IPTU e jogava fora porque na minha rua nunca tinha visto benfeitoria alguma. Em 2008 sofremos muito com lama e poeira, pois o trânsito das caçambas que transportam areia para construções acabou de vez com o resto de asfalto que ainda existia. Em janeiro de 2009 o prefeito Madeira visitou nossa rua e garantiu que não iria mais tapar buracos, que iria reasfaltar a Ubirajara, no dia eu nem acreditei. Mas em menos de oito meses nossa rua estava novinha em folha e desde então sempre vem recebendo manutenção pra não chegar à situação crítica daquela época. No ano seguinte, a iluminação de toda a rua foi renovada e a coleta de lixo regularizada. Por isso decidi colocar meu IPTU em dias e agora sempre pago antes do vencimento". (Kayla Pachêco - ASCOM)