Como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, realiza entre os dias 16 e 19 de outubro, o "I Seminário Local do PET/Conexões" e "I Simpósio do NUPFARQ: popularização da ciência para a preservação ambiental, sustentabilidade, inclusão social e combate à pobreza".
O evento contempla as atividades de extensão, pesquisa, intercâmbios e uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos. Ao todo, 62 trabalhos serão apresentados no decorrer dos quatro dias de programação, que também contará com mesas-redondas, palestras e minicursos referentes à temática central. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de outubro, na sala do PET-UFMA ou pelo e-mail: pet.conexoes. imperatriz @gmail.com. Mais informações http://snct imperatriz. blogspot.com.br/
A iniciativa é da coordenação do Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes (PET) e do Núcleo de Pesquisas em Ciências Farmacêuticas e Química Analítica Aplicada (NUPFARQ), coordenados pelo professor doutor Paulo Roberto Ribeiro. De acordo com o coordenador, a proposta é dispor a ciência em favor dos desafios atuais: "A ocasião reflete os fatores essenciais para enfrentar os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas", explica.
SNCT - Com o tema "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza", a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada em todo o país, no período de 15 e 21 de outubro, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com os governos estaduais e municipais e instituições de ensino. O objetivo é promover o debate dos diversos fatores que envolvem a implantação de uma economia baseada na sustentabilidade, bem como os desafios desta em suas variadas dimensões. (Ascom UFMA-Imperatriz)