Ao mesmo tempo que as lojas usam e têm estratégias para aumentar as vendas de fim de ano, o consumidor também tem as suas, que o ajudam a resistir e comprar com mais cautela. Nem promoções, facilidades no pagamento e divulgação na mídia, consideradas como principais armas das empresas, têm convencido algumas pessoas a comprar mais do que o necessário.
Nilberto Vicente Barros, servidor público, costuma dar presentes para toda a família, mas afirma que compra apenas o necessário. “Mesmo com tantas promoções e facilidades, não me sinto atraído a comprar a mais do que planejei. Isso porque me preocupo mais em pagar as contas, que não são poucas”.
O mesmo acontece com a dona de casa Elisvânia Sousa Silva. Ela diz que já sai de casa com um objetivo. “Uma boa estratégia para não comprar demais é lembrar que tenho outras despesas. Nem sempre consigo cumprir o que planejo, mas, com certeza, meus gastos diminuem”.
O empresário Marcone Marques afirma que 70% do lucro da sua loja é investido em divulgação. Ele acredita que unido com os preços baixos a mídia tem atraído os clientes e feito a loja crescer. “Já temos um aumento de 21% nas vendas de dezembro em comparação com o mesmo período do ano passado”, conclui. (Douglas Aguiar, colaborador)