Decoração natalina envolvendo energia elétrica deve ser feita com atenção

Com a chegada do período natalino, os enfeites com luzes dos mais variados tipos entram em cena nas decorações das residências e estabelecimentos. Pensando nisso, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) orienta para que a população fique alerta quanto ao uso correto de energia ao manusear equipamentos elétricos.
Ao montar decorações com árvores de Natal, a Companhia ressalta a preferência por locais distantes e protegidos da corrente de ar. Isso evita possíveis tombamentos e choques elétricos. É importante também evitar proximidade com cortinas e móveis. No caso de decorações externas, a recomendação é usar produtos propícios para o ambiente.
Na hora de comprar pisca-pisca, cordões iluminados e lâmpadas é necessário observar se o produto contém o selo do INMETRO. Segundo a vendedora de eletrônicos Glenda Marrara, “antes do cliente levar o produto, nós testamos o equipamento e verificamos a voltagem para evitar transtornos. Mas, antes de tudo, sempre avisamos o cliente a checar a fiação elétrica de sua residência”, explica.
Nas residências, assim como em estabelecimentos, deve-se observar se não existem fios desencapados, partidos ou lâmpadas queimadas. No momento da substituição, os equipamentos devem estar desligados da rede de energia elétrica. Nas lojas do comércio, o aconselhável é ter um profissional específico que saiba organizar decorações envolvendo energia elétrica. (Assessoria de Imprensa da Cemar)