Destaque nacional, o programa Consultório na Rua em Imperatriz, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal (SEMUS), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), é referência na região Norte/Nordeste. O programa presta atendimento multiprofissional a pessoas em situação de rua, ou seja, o consultório vai até o paciente.
Devido ao êxito no desenvolvimento destas atividades, a equipe do "Consultório na Rua" recebeu nessa semana a visita do coordenador do programa de Goiânia, Elandias Bezerra Sousa, que veio, segundo ele, para verificar como são desenvolvidos os trabalhos aqui na cidade e realizar a troca de experiências.
"Eu estou de férias, mais vim aqui para a cidade e aproveitei para conhecer os trabalhos e propor algumas trocas de experiências entre os dois consultórios e, a partir dessa troca, propor alguns eventos", explica o visitante.
Em entrevista, Elandias Bezerra fala da sua visão sobre o Consultório na Rua de Imperatriz: "É um programa reconhecido nacionalmente. É uma das experiências mais valorosas que o município tem praticado neste momento. Precisamos apenas ampliar este acesso, mas só o fato de o município reconhecer esta ação e incluir na estratégia da Atenção Básica já significa uma atenção diferenciada para este morador".
Atualmente, o programa atende cerca de 230 pessoas, sendo 103 moradores de rua (sem referência familiar) e 125 em situação de rua (que têm referência, mas vivem nas ruas), sendo acompanhados regularmente por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, assistente social, psicóloga e agente social.
Questionado a respeito da sua observação durante as visitas da equipe em campo, Elandias ressaltou que o destaque é a união da equipe e o atendimento prestado por meio dos laços de afetividade que são criados, diferentemente do que acontece em outros centros já visitados por ele no Brasil.
"A unificação da equipe, ela consegue ter uma fala igualitária no campo e consegue ter um vínculo extremamente afetivo com os pacientes. Eu percebi que ela é reconhecida no campo. Automaticamente, quando ela chega, você percebe uma movimentação dessa população que rapidamente vem para ser atendido. Em outras equipes em nível de Brasil, você não vê esse vínculo da equipe de saúde junto ao morador de rua. Então, uma das coisas mais efetivas que a gente acha neste momento junto à equipe de Imperatriz é justamente isso, o respeito ao cidadão", afirma Elandias.
Conceição Madeira, secretária de Saúde, informa que é um orgulho para sua administração e para o município receber essas visitas que enaltecem o trabalho árduo realizado por suas equipes. "É sempre uma satisfação saber que programas da Secretaria de Saúde são reconhecidos pelos índices alcançados, pois cada indicador melhorado significa mais qualidade de vida para a população imperatrizense", ressalta Conceição, afirmando que isso é fruto do trabalho de todos. [Maria Almeida - ASCOM]