Com o objetivo de atender às pessoas em situação de rua, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) instituiu em Imperatriz desde 2011 o Programa Consultório de Rua, cujo foco era atender pessoas com dependência química. Porém, com a ampliação do programa que passa a ser chamado ‘Consultório na Rua’, o serviço atende a uma gama maior dessa população, ofertando de maneira mais oportuna atenção integral à saúde.
De acordo com a secretária Conceição Madeira (Saúde), todo trabalho é voltado para o resgate da cidadania e para que a população em situação de rua seja inserida no Sistema Único de Saúde. “Foi detectado que as necessidades da população em situação de rua vão além de redução de danos e atenção à dependência química. Assim sendo, essa experiência foi vinculada à Atenção Básica desde setembro de 2012 para que possamos dar mais qualidade de vida a estas pessoas”, informa a secretária, ressaltando que Imperatriz é o único município do Estado do Maranhão que disponibiliza esse serviço.
Claudilene Fortaleza, coordenadora do Programa, informa que a equipe que desenvolve esse trabalho é composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicóloga, técnico de Enfermagem e agente social.
Segundo ela, periodicamente são feitas visitas aos locais onde essas pessoas se encontram levando atendimento a esses cidadãos. “As atividades realizadas pela nossa equipe vão desde acolhimento, realização de consultas e exames, além de acompanhamento, encaminhamentos, orientações e distribuição de preservativos, dentre outros”, explica a coordenadora.
Ela informa ainda que o programa trabalha em rede com os demais serviços públicos, tais como Saúde Mental (através dos CAPS), serviços de Urgência e Emergência e de outros serviços de acordo com a necessidade do usuário. “Os profissionais atuam de acordo com a necessidade local, levando em consideração a mobilidade do público alvo, que é a população em situação de rua”, salienta Claudilene.
Atualmente os pontos de atendimento são: Praça Brasil, Praça Tiradentes, Posto Santa Tereza, Antiga Rodoviária, BR-010, Praça União, Beira-Rio, Praça da Bíblia, Viaduto, Praça de Fátima, Praça da Cultura, Praça Manoel Cecílio (Ferro de Engomar), Mercadinho e Praça da Unimed. A coordenação está localizada no Posto de Saúde Milton Lopes.
Equidade - A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Atenção Básica, assumiu a responsabilidade da promoção da equidade, garantindo o acesso dessa população aos serviços de saúde, pois entende que essa população está exposta e apresenta problemas de grande complexidade.
Problemas como uso e tráfico de drogas, dificuldade de prevenção de certos agravos transmissíveis como DST, dengue, leptospirose, tuberculose, dermatoses, etc. e também, agravos à saúde mental, gravidez de alto risco decorrentes de sua exposição à violência, alimentação incerta e em baixas condições de higiene, água de pouca qualidade e pouco disponível, privação de sono, variações climáticas, inexistência de práticas e conhecimento de auto cuidado.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14692
Comentários