Unidade Básica de Saúde em construção no Nova Vitória
Unidade Básica de Saúde em construção no Bom Sucesso

"Melhorar a assistência médica, farmacêutica e de enfermagem", explica a secretária de Saúde, Conceição Madeira, ao falar dos objetivos da entrega dessas novas estruturas que compõem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imperatriz. Em aproximadamente cinco meses, segundo afirmou o engenheiro do setor de Assessoria e Planejamento da SEMUS, serão entregues três novas UBS.

Estas estão sendo construídas no Parque do Buriti, Bom Sucesso e Conjunto Nova Vitória. Além das novas edificações, oito ampliações estão em andamento no município. As obras foram iniciadas e estão adiantadas. As UBSs contempladas com os projetos de ampliação são as dos bairros Ouro Verde, Vila Nova, Santa Rita, Nova Imperatriz, Centro Novo, Parque Alvorada e dos Distritos Coquelândia e Vila Conceição.
Conceição Madeira ressalta que tanto as novas construções quanto as reformas contemplam um moderno projeto arquitetônico. "Essas novas estruturas contemplam consultórios médicos e odontológicos; sala de imunização, sala de curativo, depósito de medicamentos, sala de reuniões, departamento de administração, sala de procedimentos, sala de educação e saúde bucal, almoxarifado, recepção, copa-cozinha e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais", esclarece.
A secretária observa ainda que a partir destas obras será possível dinamizar e melhorar a logística de assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde de Imperatriz dentro da Atenção Básica. "Consequentemente, melhoraremos a urgência e emergência também, visto que os investimentos em saúde primária diminuem os agravos que levam os pacientes ao pronto socorro", acrescenta Conceição.
Segundo a gestora, com a construção de mais três UBS o município contará com 45 Unidades Básicas de Saúde. Além disso, a melhoria e ampliação dos ambientes das UBSs já existentes proporcionarão um acolhimento de melhor qualidade e atenderá aos usuários de forma mais digna. [Maria Almeida/ASCOM]