Em alusão à Semana Municipal do Idoso, estão sendo realizadas palestras em escolas de Imperatriz para conscientizar alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental sobre a importância e valorização da terceira idade no ambiente familiar.
Os trabalhos tiveram início na terça-feira, 25, na Escola Municipal Renato Cortez Moreira, e nessa quarta-feira, 26, foi contemplada a Escola Evangélica Luiz de França Moreira, no bairro Nova Imperatriz. Na quinta, 27, foi na Escola Municipal Santa Laura e encera na próxima quarta-feira, 3, na Escola Paulo Freire.
A ação, do Conselho Municipal do Idoso, é realizada em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social; Educação; Saúde; Meio Ambiente e da Mulher.
Além de orientar sobre os cuidados com pessoa da terceira idade, o projeto busca divulgar o Estatuto do Idoso entre os jovens. De acordo com Auxiliadora Pessoa, membro do Conselho e da organização do evento, esses alunos nessa faixa etária têm uma capacidade maior de assimilar o que é passado durante as palestras. "Nosso objetivo é procurar envolver os alunos dentro da realidade que o idoso vive, ensinando como falar, dar carinho e a cuidar bem de um modo geral", acrescentou.
A palestrante Conceição Formiga, presidente do Conselho Municipal do Idoso, ressalta que a decisão de ter como alvo esse tipo de público foi devido eles serem a maioria que convive com os idosos, por isso a importância de conhecer os cuidados e Estatuto, que está completando 15 anos. "Além disso, informá-los sobre todos os direitos que o idoso tem, mas que muitas vezes desconhecem e esses jovens podem lhes auxiliar quando necessário".
O aluno do 8º ano, Getúlio de Araújo Neto falou que, além das orientações sobre os cuidados com os idosos, o fato de estar ciente de seu Estatuto, também, é muito importante. "Eu já sabia um pouco como devemos tratar os idosos, que é ajudando da melhor forma possível e hoje aprendi ainda mais. Agora vou procurar conhecer sobre seus direitos para quem sabe um dia poder ajudar", relatou.
Para Emily Crystiny Neves, estudante do 9º ano, a importância de participar desse tipo de evento é que sempre se aprende coisas novas. "Os idosos são frágeis, porém são pessoas muito importantes em nossas vidas, por isso devemos buscar sempre tratá-los da melhor maneira possível, pois um gesto que possa parecer bem simples para nós, significa muito a eles, e aqui aprendemos a valorizar isso", enfatizou. (Hidalgo Nava - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16225
Conselho Municipal do Idoso ministra palestra em escolas
Ação orienta alunos do 8º e 9º anos sobre cuidados com o público da terceira idade
Comentários