Com a participação da sociedade civil, representada pelos estudantes e uma professora da Universidade Federal do Maranhão, a reunião do Conselho Municipal de Saúde foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) na manhã dessa quinta-feira (12).
No último encontro da entidade em 2013, as discussões principais giraram em torno do relatório de prestação de contas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o serviço prestado pelos Agentes Comunitários de Saúde.
Segundo João Martins, de acordo com calendário aprovado em outubro, as reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Saúde (CMS) acontecem toda segunda quinta-feira do mês e são abertas à comunidade. "Nosso objetivo é pautar os problemas que temos na saúde, com base nas reclamações que recebemos e apuramos por meio de nossas comissões, e por isso estamos pautando estes dois temas", informa.
Irisnaldo Félix, ex-presidente do CMS, que também participou do encontro, ao se pronunciar falou da importância de fiscalizar e controlar as atividades referentes à saúde em Imperatriz. "Temos que estar atentos e verificar os serviços das Equipes Estratégicas de Saúde da Família, que incluem os ACS, tendo em vista que, na falha de um destes, a comunidade é quem é penalizada", afirmou, ressaltando que deseja boas vindas aos novos conselheiros, e inclusive ao novo presidente.
Após as colocações, foi aprovada a ata da reunião anterior e o relatório apresentado pelo SAMU. Quanto aos questionamentos referentes à atuação dos ACS, foi proposto para fim de controle das visitas domiciliares realizadas por eles: Folha de frequência que deve ser assinada diariamente na unidade de saúde e ficha semelhante à usada pelos Agentes de Endemia, fixada nas residências; além do acompanhamento diário dos resultados do preenchimento das fichas por parte de um enfermeiro.
João Martins informa que todas as propostas defendidas e votadas em reunião, quando aprovadas são implantadas e estas com certeza serão, tendo em vista que a função principal do CMS é a formulação de estratégias no controle da execução da política de saúde. "O CMS vem acompanhando o desenvolvimento das ações de saúde do município na medida do possível e estamos aqui à disposição de toda a comunidade para críticas, sugestões ou reclamações", ressalta.
A confraternização - Foi realizada com jantar servido em um restaurante do centro da cidade. Conselheiros, familiares, amigos e funcionários da SEMUS estiveram reunidos para celebrar as conquistas obtidas pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) em 2013. Antônio Rodrigues, um dos fundadores do CMS, também participou da confraternização e afirmou que se sente muito feliz em ter participado de tal processo. "Nossa luta resultou na implantação do CMS, que atualmente é fundamental para o bom funcionamento da saúde pública e privada de Imperatriz", comemorou.