Foi realizada na última quarta-feira (11), a eleição da nova direção do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). A reunião aconteceu na Casa dos Conselhos e contou com a participação das representantes do poder público e da sociedade civil, sendo oito titulares e quatro suplentes. A votação foi realizada de forma secreta e definida da seguinte forma: para presidente foi eleita a representante da sociedade civil, Deise de Sousa Cortês; para vice-presidente, Francisca de Melo Camelo e para secretária, Andréia Cristine Silva Sanches, ambas representantes do poder público.
Dentre as conselheiras eleitas, Deise Cortês e Francisca Camelo foram escolhidas para compor a Comissão de Organização da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que será realizada nos dias 10 e 11 de setembro com o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”, como objetivo fortalecer as políticas públicas para mulheres no município. Contudo, foi informado que todas as 24 conselheiras que compõem o conselho são delegadas natas para participar da Conferência.
A secretária da Mulher, Conceição Formiga, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo Conselho da Mulher, da importância e do valor prestado às mulheres imperatrizenses. “Há uma necessidade importantíssima de assumirmos esse compromisso e a maior importância desta eleição é o fortalecimento da mulher”, disse.
O Conselho Municipal da Mulher foi institucionalizado com o objetivo de promover, em âmbito municipal, a participação na rede de enfrentamento à violência, bem como promover políticas que visem eliminar toda e qualquer forma de discriminação contra a mulher, assegurando-lhes condições de liberdade, igualdade de direitos, bem como sua participação política ou qualquer forma de discriminação.
Atualmente, o Conselho da Mulher encontra-se instalado na Rua Antonio de Miranda, nº 1153, entre as ruas Alagoas e Pernambuco, bairro Juçara. [Francisco Lima – ASCOM]
Comentários