Em reunião realizada na semana passada, membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) discutiram medidas sobre as chuvas e os possíveis alagamentos que podem ocorrer na cidade.
Na ocasião, vários assuntos relacionados às questões ambientais foram amplamente debatidos, uma vez que foi a última reunião do ano e que a próxima somente se realizará na última sexta-feira (25) de janeiro de 2013. “Durante todos esses dias estaremos de recesso, mas o Conselho pode se reunir extraordinariamente, caso seja necessário”, frisou a bióloga Ivanice Cândido Almeida, presidente do Commam.
A reunião do Conselho realizada na sede da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), nas instalações do Estádio Municipal Frei Epifânio da Badia, foi prestigiada pelo secretário de Desporto, Joaquim Qurino, o Neto da Ampere, cuja Secretaria tem sido parceira nas ações do Commam. O secretário deu opiniões e sugestões relacionadas ao meio ambiente.
Na oportunidade, a presidenta Ivanice Cândido entregou a todos os membros presentes as portarias assinadas pelo prefeito Sebastião Torres Madeira, que “nomeia os membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente/Commam, na forma do Decreto Municipal nº 031/2003 e dá outras providências”.
A portaria observa que o período de atuação dos conselheiros começou no dia 8 de outubro de 2012 e se estenderá até o dia 8 de outubro de 2014. Observa, ainda, que a função do membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente não será remunerada e que já se encontra em vigor desde sua publicação em 22 de outubro passado.
Coleta seletiva – Bastante debatido o projeto Cidade Limpa que será implantado pelo Conselho em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura – Sinfra. Do projeto consta, entre outros importantes itens, a questão da coleta seletiva do lixo, que também vai se estender às escolas públicas do município, envolvendo toda a comunidade.
Por intermédio do engenheiro Carlos Elpídio Lago, o também engenheiro civil Roberto Alencar, titular da Sinfra, garantiu um caminhão apropriado para coletar o lixo seletivado pelos alunos em todas as escolas, para que ele possa receber uma destinação correta. Carlos Elpídio afirmou que Alencar garantiu prestar todo apoio à concretização do projeto.
Por sua vez, o diretor executivo do Commam, engenheiro Luis Salani, que representa a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) no Conselho, afirmou que o presidente da entidade, o empresário Euclides Viêra, prometeu movimentar a classe empresarial no sentido de apoiar as ações do projeto Cidade Limpa.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14577
Comentários