Nesta sexta-feira, 17, das 8h às 12h, os alunos do Centro de Ensino Urbano Rocha participarão de um projeto que lembrará o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A programação faz parte das ações de responsabilidade social da Faculdade Pitágoras de Imperatriz, por meio dos cursos de Serviço Social e Educação Física, e contará com apresentações de dança, desfile de beleza negra, exposição de comidas afro-brasileiras, oficinas de turbante e cuidados com cabelos afros.
De acordo com a professora da Faculdade Pitágoras, Marysa Lopes, a atividade pretende trabalhar as questões relacionadas ao preconceito e à valorização da cultura afro-brasileira. “É um projeto que agrega as atividades das disciplinas de Pesquisa Social e Políticas Públicas, ambas abordando as temáticas transversais na Semana da Consciência Negra”, afirma.
Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado e incluído no calendário escolar em 2003. Celebrada em 20 de novembro, por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, a data só foi oficialmente instituída oito anos depois, mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o País, o Dia Nacional da Consciência Negra pauta discussões sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Comentários