Para melhorar ainda mais a assistência no processo de prevenção do câncer, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) instala a Unidade Móvel Oncológica nos bairros da cidade para garantir que homens e mulheres façam consultas e exames preventivos.
A partir do dia primeiro, os moradores do bairro Conjunto Vitória e bairros vizinhos, como Vila Vitória, Itamar Guara, Vila Davi II, vão receber atendimento da Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer. Quaisquer pessoas que precisarem consultar com dermatologista, fazer mamografia ou realizar exames de prevenção do colo do útero e da próstata devem procurar o ônibus, que ficará instalado em frente à Unidade Básica de Saúde – entre as Ruas A e B, próximo ao posto policial.
Para receber atendimento é necessário apresentar o cartão SUS, identidade e comprovante de residência. O atendimento é imediato. A coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista, convida a população para buscar os serviços, pois segundo ela é de suma importância que todos, independentemente do sexo, realizem os exames preventivos.
“Aos moradores dessa região, nós queremos reforçar o convite para comparecer à Unidade. Esse serviço que estamos oferecendo é crucial. Então, não perca tempo! Dirijam-se até as nossas instalações. E não se esqueçam de levar o cartão SUS, comprovante de residência e Identidade”. Sobre os serviços disponíveis, Vilenice destaca. “Estamos oferecendo aqui PSA (exame de sangue para verificação da próstata), Papa Nicolau (Prevenção); Consulta de Pele e Mamografia”, convida a coordenadora, ao acrescentar que “o ônibus ficará no bairro somente até o final do mês de setembro.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Conceição Madeira, enfatiza a relevância de homens e mulheres fazerem os exames preventivos e convoca. “Nós pedimos que os moradores dessa localidade dirijam-se à Unidade para fazerem o preventivo. Nosso trabalho está voltado para melhorar cada vez mais os serviços da SEMUS. E, com isso, garantir que nossa cidade continue melhorando”.
Saiba mais sobre
a Unidade Móvel
O resultado dos exames realizados é emitido no prazo de até 15 dias. Na ausência de quaisquer suspeitas os exames são direcionados para as unidades básicas de saúde. Entretanto para os casos com diagnósticos suspeitos a coordenação marca consulta com médico especialista e entra em contato com o paciente. Em caso de confirmação do câncer, ele já inicia o tratamento na rede de oncologia do município sem a necessidade de correr atrás de agendamento de consultas ou exames. Tudo já é marcado pela própria equipe do ônibus.
As consultas dermatológicas são feitas pelo dermatologista Pedro Júlio e são destinadas às pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. Em caso de confirmação da doença, a biopsia é realizada na própria unidade móvel e se o paciente necessitar de atendimento mais especializado, como cirurgia de grande porte, ele é encaminhado automaticamente pela equipe do ônibus ao tratamento adequado. (Eva Fernandes e Chico Duvalle / ASCOM)
Comentários