Nos dias 7 e 8 de fevereiro, foi realizado o I Seminário do Programa de Formação de Professores para Educação do Plano de Ações Articuladas (Profebpar), no Campus de Imperatriz. Com o tema "Conhecimento Científico", o seminário teve o objetivo de preparar os alunos das mais diversas disciplinas do programa para apresentação e elaboração de trabalhos científicos.
A programação do seminário teve palestras, oficina de 'Materiais Pedagógicos Alternativos', ministrado pela professora Aparecida Delaras, apresentação de trabalhos e o lançamento do livro "Asas da imaginação: leitura sobre a criança que lê", de autoria da professora do curso de Pedagogia, Maria Tereza Bom-Fim.
Segundo a coordenadora do programa no Campus de Imperatriz, Késsia Mileny de Paulo Moura, a programação do seminário foi pensada como um espaço de formação, em que os alunos, além de trocarem experiências, exercitaram de forma dinâmica a defesa de trabalhos acadêmicos.
A metodologia usada na programação manteve um direcionamento voltado para o afloramento da criatividade na educação. Para a professora do Profebpar, Aparecida Delaras, os professores devem explorar o seu lado criativo nas produções científicas. "É encarando a criatividade com respeito que chegaremos a uma reflexão sobre a prática educativa usada nas salas de aula", afirma.
De acordo com o estudante Ivan Maciel, os dias de formação foram proveitosos desde as trocas de experiências e práticas de apresentações de trabalho até o lançamento do livro da professora Tereza Bom-Fim. "O seminário ressignificou o meu trabalho como professor. A criatividade deve ser sempre exercida no dia a dia", declarou.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14928
Comentários