Raimundo Primeiro
Uma vasta programação vem sendo colocada em prática pela Diocese de Imperatriz nas diversas paróquias da cidade, por ocasião da passagem da Semana Santa, iniciada no Domingo de Ramos, 25 de março, com dois momentos: a Bênção dos Ramos, com a procissão entusiasmada de louvor, e a Missa, por meio da qual os católicos refletiram sobre o Mistério Pascal - a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
De acordo com as informações levantadas pela reportagem de O PROGRESSO, participar da Procissão de Ramos é acolher Cristo como o Bendito que vem em nome do Senhor, demonstrando que "Ele é o centro de nossa vida". Os ramos são um sinal do encontro com Cristo em sua caminhada a Jerusalém. "Ao levarmos os ramos para casa, simbolizamos nosso compromisso com Cristo de acompanhá-lo até a Casa do Pai, no Reino dos Céus", enfatiza a organização por intermédio de nota.
O PROGRESSO divulga a programação das celebrações da Semana Santa em Imperatriz, visando celebrar o período pascal, por meio do qual os cristãos resgatam a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso, informa que em todas as igrejas da cidade serão celebradas missas. Da programação, constam, ainda, Mutirão de Confissões, Missa das Crianças e Vigília Pascal.
O Tríduo Pascal foi iniciado nessa quinta-feira (29), com a celebração da Missa do Crisma, mais conhecida por "Missa dos Santos Óleos", considerado o evento mais importante do ano litúrgico, quando Jesus se revela como Mestre e diz o que é preciso para entrar em seu discipulado. De acordo com o Evangelho de João, após lavar e enxugar os pés dos discípulos, Jesus disse: "Vocês me chamam Mestre e Senhor e eu o sou. Se eu lhes lavei os pés, vocês devem lavar os pés também uns dos outros.
Santo Sábado
O Sábado Santo é reservado ao silêncio e à esperança amorosa da ressurreição. Enquanto o Senhor desce às profundezas da condição humana e vence o poder da morte eterna, a Igreja espera, ansiosa e confiante, na certeza de que Ele vive e, em breve, ecoará por todo o universo o Aleluia pascal, a passagem de toda a criação para a vida nova, libertada e definitiva. A fé e a esperança revestem o coração humano de paz.
A paz que o dom ressuscitado compartilha com os discípulos em forma de saudação: "a paz esteja convosco". A paz conquistada por quem enfrentou e venceu a mais terrível e dolorosa dor e entregou a vida por amor. A paz que reveste o corpo chagado e glorioso do Ressuscitado com o manto branco da ressurreição, dom do Pai e ação do Espírito Santo.
Vigília Pascal
A Vigília Pascal é o rito mais longo do Ano Litúrgico e também mais importante por proclamar solenemente a ressurreição de Cristo, fundamento da fé. É oficiado após o escurecer do Sábado Santo, porque, conforme a sagrada tradição judaica, ao anoitecer celebra-se o começo do dia seguinte. Portanto, na Vigília, já é proclamada a ressurreição do Senhor e, com Ele, toda Igreja passa da morte para a vida. Faz-se a renovação das promessas do batismo e a ceia eucarística, na qual o Senhor Ressuscitado reúne seus irmãos e irmãs na partilha do pão.
Momento de perdão
Na manhã dessa quinta-feira (29), antes do início da "Missa dos Santos Óleos", entre os padres presentes, Dom Vilson Basso destacou que 52 padres estarão em ação nas próximas horas, coordenando as atividades alusivas à Semana Santa nas paróquias da Diocese de Imperatriz. Houve o momento de acolhida dos religiosos, em comemoração ao Dia do Sacerdote. "Estamos pedimos perdão pela falta de unidade no serviço", reforça.
Comentários