Domingos Cezar
Realizado por todo o dia dessa sexta-feira (21), no auditório do Palácio do Comércio, a Conferência Regional promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, que escolheu delegados de 18 municípios da região tocantina para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, que se realizará em São Luís, no período de 3 a 5 de setembro.
Por ser a cidade anfitriã, Imperatriz, que já escolheu seus delegados na Conferência Municipal, realizada no último dia 5 de junho, participou por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente - SEPLUMA e do Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMMAM. Todos os delegados eleitos também participaram ativamente do debate que tratou da questão dos resíduos sólidos.
Representando o prefeito Sebastião Madeira, que não compareceu por ter compromissos firmados anteriormente, o secretário de Meio Ambiente, Cleto Vasconcelos, saudou os visitantes afirmando que o prefeito Madeira estava muito satisfeito porque a cidade de Imperatriz foi escolhida pela SEMA para sediar esse importante evento.
Cleto Vasconcelos disse que a Conferência Regional se abrilhantava ainda mais pela participação de representantes de 18 municípios da região tocantina. "Nós estamos aqui para debater o tema resíduos sólidos, que é um problema que aflige a todos os municípios, portanto, desejamos a todos um excelente debate nessa grande conferência", concluiu o secretário.
Por sua vez, representando o titular da SEMA, Carlos Victor Guterres Mendes, a secretária adjunta Lorena Saboya Vieira Soares iniciou seu pronunciamento falando de sua satisfação em retornar para Imperatriz, saudou a todos os conferencistas lembrando ser a nona Conferência realizada nos polos regionais.
"A Conferência de Imperatriz tem uma nova simbolização diante desse momento que vivemos, pois vamos discutir a incrementação da política de resíduos sólidos que deve ser implantada em todos os municípios", afirmou a secretária, acrescentando que "quero parabenizar Imperatriz, que realizou com muito sucesso sua Conferência Municipal".
Lorena Saboya disse que a Conferência Regional tem o espírito do diálogo, da construção de uma política participativa. O evento tratou temas como "Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: Redução de Impactos Ambientais", "Geração de Emprego e Renda e Erradicação da Pobreza", "Boas práticas no Mercado da Reciclagem: Experiência no Maranhão" e "Desafios e Necessidades dos Catadores de Material Reciclável".
A mesa diretora na solenidade de abertura esteve formada pela secretária adjunta da SEMA, Lorena Saboya, do secretário municipal do Meio Ambiente, Cleto Vasconcelos, a promotora do município de Itinga do Maranhão, Paloma Ribeiro, do professor Marcos Fábio Matos, diretor da UFMA - Universidade Federal do Maranhão - Campus de Imperatriz e pela quebradeira de coco Raimunda Fernandes, representando a sociedade civil.
Comentários