Vinte anos atrás, representantes de mais de 160 países reuniram-se no Rio de Janeiro para discutir o futuro do planeta, numa conferência histórica que ficou conhecida como Rio-92, na qual eu, Paulo Cesar (PECE), estava presente. Dela nasceram vários acordos importantes; entre eles, a Convenção sobre Mudança do Clima, para tratar do problema do aquecimento global, e a Convenção da Diversidade Biológica, para promover a conservação da biodiversidade.
Vinte anos depois, milhares de governantes, diplomatas, ambientalistas, empresários, cientistas e outros representantes da sociedade civil ao redor do mundo e eu encontram-se na Cidade Maravilhosa para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, que ocorre entre os dias 13 a 30 de junho.
O desafio é essencialmente o mesmo: fazer as pazes entre crescimento econômico, justiça social e conservação ambiental. Promover o chamado desenvolvimento sustentável, “que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a habilidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades”, segundo a definição oficial, de 1987.
A conscientização global sobre a importância da sustentabilidade aumentou expressivamente desde a Rio-92. Mas os problemas permanecem. A população mundial, que era de 5,5 bilhões em 1992, agora é de 7 bilhões, e a pressão sobre os recursos naturais é cada vez maior. O momento é crítico, mas a crise econômica e os fracassos diplomáticos dos últimos anos geraram um cenário pouco favorável à discussão de compromissos ambientais, sem os quais o desenvolvimento sustentável se torna insustentável. Se a Rio+20 servirá apenas para reafirmar velhos problemas da globalização e desvios de recursos públicos dos nossos governantes ou para oferecer novas soluções, só as duas semanas de negociação poderão dizer se valeu a pena reunir tantas pessoas esperançosas por um Brasil e mundo melhores para todos poderem viver com um mínimo de dignidade em nosso planeta Terra.

PECE
RIO + 20
Correspondente Nacional
e-mail :pecenvolverde@gmail.com