Domingos Cezar
Visando debater os mais diversos temas concernentes à defesa de crianças e adolescentes, o Ministério da Criança Geração Futuro, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Imperatriz, promove, no dia 1º de junho, a Conferência Pró-Criança, que tem como tema principal "Proteja a infância de nossas crianças - algumas marcas são para a vida inteira".
O evento será realizado a partir das 8h e se estenderá até as 17h, na Congregação Jerusalém. De acordo com o pedagogo e coordenador do Ministério da Criança da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Imperatriz (MICIEADI), Reynaldo Araújo Barreto, o evento tem como público alvo pastores, obreiros, pais, professores, coordenadores, assessores, líderes em geral e demais interessados.
A Conferência, de acordo com os coordenadores, debaterá temas importantes como violência doméstica, trabalho infantil, violência psicológica, violência sexual infanto juvenil, redes de proteção à criança e ao adolescente e a importância da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. A base jurídica do conclave tem como fundamento o artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com o coordenador Reynaldo Barreto, já estão confirmadas as presenças do juiz Delvan Tavares, da Vara de Defesa da Criança e do Adolescente, bem como do promotor de justiça João Marcelo Trovão, da Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente. "Pessoas ligadas a esta área, como conselheiros tutelares, comissários de justiça, entre outras, também foram convidadas e já confirmaram presença", afirma Barreto.
Conforme informa Reynaldo Barreto, a conferência é um espaço democrático da sociedade civil organizada que atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente, dedicado à articulação e mobilização, sem distinções religiosas, raciais, ideológicas ou partidárias.
"A conferência pretende impactar pais, pastores, educadores, pesquisadores e profissionais de diferentes segmentos da comunidade, mobilizando-os em direção à sensibilização e entendimento dos diferentes tipos da violência e vulnerabilidades que afetam as crianças e adolescentes na sociedade, nas instituições e nas famílias", afirma o coordenador. Ele observa que o evento tem o intuito de promover um conjunto de abordagens e perspectivas de pesquisa e de intervenção que subsidiam trabalhos acadêmicos e de políticas públicas.
Visa ainda enfocar a discussão sobre pesquisas, redes de atenção e políticas de atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Poderá contribuir para o aprofundamento de ações na área, para a formação continuada de profissionais e a articulação em rede entre diversos setores sociais atuantes, direta e indiretamente, com a temática combatendo a violência infanto-juvenil.
Conforme informa Reynaldo Barreto, a Conferência Pró-Criança abordará temas atuais, como exploração sexual, pedofilia, tráfico e abuso de crianças e adolescentes, trabalho infantil, maus tratos/violência doméstica, mortes e sumiços de crianças e adolescentes, formas de violência praticadas nas escolas e nos lares.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14711
Conferência Pró-Criança debaterá violência sexual e trabalho infantil
A conferência tem como tema Proteja a infância de nossas crianças
Comentários