Técnicos da Defesa Civil Municipal em ação...
... nas mais diversas áreas da cidade de Imperatriz

Domingos Cezar

A Superintendência Municipal de Defesa Civil realiza neste sábado (22), a partir das 8h, no auditório da Associação Médica de Imperatriz, situada à Rua Coriolano Milhomem, Centro, a II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. O evento debaterá os mais diversos temas, centrando, principalmente as enchentes, bem como elegerá os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
“Todas as providências estão sendo tomadas para que possamos realizar uma conferência à altura de nosso município”, afirma o superintendente municipal de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, que vai coordenar a assembleia. A expectativa dos organizadores, em face ao elevado número de inscritos, deverá superar a casa dos trezentos participantes.
O credenciamento, segundo informa Chico do Planalto, iniciará impreterivelmente às 8h, para as pessoas que não se inscreveram on line, uma vez que a composição da mesa será feita às 9h, quando então será aberta, oficialmente, pelo prefeito Sebastião Madeira, a II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. O evento será abrilhantado por autoridades da área.
Entre os palestrantes e coordenadores dos eixos temáticos, Flávio Correia de Sousa, do Conselho Federal de Agronomia e Engenharia; a engenheira civil Ruth Carvalhal Borges, membro da Comissão Nacional Organizadora de Conferência em Defesa Civil, a professora Rutiléa Lima Almeida (IFMA) e Rafael Lima, do Corpo de Bombeiros do Maranhão e da comissão organizadora da Conferência Estadual em Meio Ambiente.
A realização da Conferência Municipal de Defesa Civil marcada com uma certa antecedência, vai acontecer na mesma semana em que Imperatriz foi tomada por um fenômeno natural jamais visto nesta cidade, a enorme enchente provocada pelas chuvas, cujas águas fizeram com que transbordassem riachos e grotas que cortam esse município.
Problemas causados em função de enchentes, incêndios, entre outros, são temas que são necessariamente tratados nas conferências de Defesa Civil. Entretanto, como a cidade ainda vive um estado de calamidade em face a enchente, que obrigou o executivo municipal a decretar de emergência, esse será, sem dúvida, o foco principal da conferência municipal.
Ao final das palestras e dos debates nos eixos temáticos, a coordenação abrirá o processo de votação e escolha dos delegados que representarão o município de Imperatriz na Conferência Estadual de Defesa Civil, cujo evento se realizará na capital do Estado. O empenho da Superintendência Municipal de Defesa Civil foi elogiado recentemente, pela Defesa Civil Nacional.