O Conexão Sustentável Alcoa, lançado este ano para levar cultura, informação sobre conservação ambiental e entretenimento para crianças e adultos, chega em Estreito nesta terça-feira (1º), onde fica até quatro de setembro. Com duas frentes – uma de teatro e uma de cinema, o projeto iniciou no dia quatro de agosto no Pará e segue até novembro, passando por mais quatro estados: Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
O Palcomóvel, um caminhão especialmente adaptado para receber peças de teatro, passou por São Luís, entre os dias 25 e 28 de agosto e agora estaciona Avenida Santos Dumont, no Centro de Estreito. A programação terá espetáculos gratuitos das companhias Circo Fool e Mamulengo. O Circo Fool usa como ferramenta principal as atividades circenses e vai apresentar as peças Marmelada e Circo Reciclado (sinopse abaixo). Na peça O Romance do Vaqueiro Benedito, da companhia Teatro Mamulengo, os atores contracenam com bonecos. A programação inclui ainda sessões de cinema.
As peças que participam do projeto têm em comum o tema: a sustentabilidade. “A equação arte e preservação do meio ambiente costuma atrair muito a atenção da criançada, que aprende enquanto se diverte e ainda percebe o valor do teatro como meio de reflexão sobre o mundo”, diz o produtor Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pelo projeto. Um reforço extra na conscientização será dado por oficinas de reciclagem e jogos interativos oferecidos ao público em horários pré-definidos. Voluntários podem se inscrever para atuar como oficineiros. Eles terão um treinamento próprio e vão ensinar até 60 participantes de cada vez a transformar em artesanato itens que de outra forma seriam descartados.
Em paralelo, o Cinemóvel, um caminhão com a carroceria convertida em sala de cinema, vai estacionar na Universidade Federal do Maranhão (de 1º a 04/09), em São Luís. O Cinemóvel tem programação voltada ao público universitário, com filmes e documentários sobre temas como preservação da água, biodiversidade, energia, aquecimento global, consumo consciente e manejo de resíduos.
A Gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi, destaca a inovação do projeto, lançado justamente no ano em que a Alcoa comemora 50 anos no Brasil e o Instituto Alcoa, 25 anos de atuação. “Este é um projeto interativo e inovador, que busca promover a cultura em diversas comunidades e universidades e que vai deixar um legado de sustentabilidade para as futuras gerações”.
As emissões de carbono geradas nos deslocamentos e em todas as atividades do projeto serão neutralizadas. Para isso, os promotores firmaram uma parceria com empresa especializada, que faz o inventário das emissões e as compensações com investimentos em projetos ambientais certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto é aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15395
Conexão Sustentável Alcoa chega a Estreito
Projeto tem foco em cultura e sustentabilidade
Comentários