A reitora Elizabeth Nunes e o secretário Jhonatan Almada assinam termo de cooperação

A implantação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão atendeu ao anseio histórico por uma instituição de ensino superior com autonomia e com uma gestão mais dinâmica e democrática. Já em seus primeiros dias de criação, a estruturação da instituição passa pela consolidação de sua identidade administrativa, acadêmica e visual. Neste contexto, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado lançou o edital do concurso para a escolha do brasão da UEMASUL.
As inscrições se encerram no dia 17 de março, a participação no concurso é aberta para pessoas físicas de qualquer lugar do Brasil e cada proponente poderá inscrever até 2 trabalhos, desde que sejam inéditos. A premiação será no valor de 7 mil reais, que será paga pela SECTI em um prazo de 60 dias após a divulgação do resultado. "O eventual vencedor vai deixar a sua marca em uma das mais novas universidades do Brasil e a primeira universidade regional do Maranhão. Isso tem um impacto na carreira profissional de qualquer designer", afirmou Jhonatan Almada, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O brasão vencedor será aquele que somar mais pontos nos quesitos finalidade, conceito, contemporaneidade, aplicabilidade, criatividade, originalidade e comunicabilidade. Segundo o vice-reitor Expedito Barroso, a UEMASUL está sendo planejada e construída visando o futuro e o brasão deverá representar bem o sonho e a luta por essa universidade. "As expectativas são as melhores possíveis. Temos aqui profissionais das mais diversas áreas que podem criar um brasão e concorrer em pé de igualdade com qualquer profissional do Brasil", declarou.
O concurso é um dos frutos do acordo de cooperação entre a UEMASUL e a SECTI, que tem como finalidade garantir a consolidação e o pleno funcionamento da universidade. Para a reitora Elizabeth Nunes, além de estreitar a relação com a comunidade, o concurso democratiza a construção da identidade da nova universidade. "Nós achamos muito importante que o processo de escolha do brasão seja feito através de um edital para que a universidade esteja cada vez mais próxima da sociedade. Neste sentido, a SECTI foi muito feliz em abraçar essa ideia", finalizou a reitora.
As inscrições são gratuitas e serão feitas exclusivamente via postal, por carta registrada, endereçadas à sede da SECTI, localizada na Avenida dos Holandeses, Quadra 24, Lote 14 - Ponta D'Areia - CEP 65077- 357 - São Luís-MA. O edital completo está disponível no site www.secti.ma.gov.br. (Antônio Fabrício - ASCOM/UEMASUL)