Os jurados avaliam os mais diversos e saborosos pratos de nossa culinária

Jurados do Concurso de Gastronomia de Peixe tiveram, no último sábado (24), a responsabilidade de julgar a culinária de mais 5 das 21 barracas que participam do certame. Os jornalistas Luan Lima, André Allysson, Claricia Dallo, Alda Queiroz e Domingos Cezar outra vez se surpreenderam com a qualidade dos pratos servidos.
As barracas visitadas foram a da Noga, do Bizunga, do Cácio, do Marinho e do Xexéu. Apesar do ambiente de uma praia, as cozinhas de todas as barracas mereceram excelentes notas em face à higiene. A qualidade e a criatividade dos barraqueiros, ou cozinheiros, também são itens que estão sendo apreciados e julgados.
A barraca do Cácio serviu peixe a morango, sendo uma pescada branca da região - conforme exige o regulamento - com verdura diversa, pirão e vinho. A da Noga serviu uma caldeirada de tambaqui, com arroz, pirão e carne desfiada. A barraca do Bizunga serviu um branquinho à milanesa e caranha frita com salada.
A barraca do Marinho serviu aos jurados um peixe barbado, ao molho de camarão, com salada, arroz e pirão. Por sua vez, a barraca do Xexéu serviu o amazônico tucunaré ao molho de camarão, com salada, pirão e sobremesa de mousse de limão e tapioca. As duas foram classificadas e se juntam à barraca do Baiano e da Jane, classificadas na abertura do concurso.
De acordo com os concorrentes, todos os pratos citados custam entre R$ 80,00 a R$ 120,00. Todos eles garantem que os alimentos "dão que sobra para quatro pessoas que comem normalmente", como diz o experiente Xexéu. O concurso encerra no próximo sábado (31), com a participação de 9 barracas.
O festival Cacau Pop Rock também se encerra neste sábado (31), conforme afirma o produtor cultural Axel Carlos Brito, coordenador do evento. Passaram pelo palco da Praia do Cacau, no último sábado (24), as bandas Sanset, Melquíades, Senzala e Phanda. O presidente da Fundação Cultural, Lucena Filho, informa que o festival encerra com o show da cantora pop Larissa Back. (Domingos Cezar/ASCOM)