Com o tema “Um olhar sobre Imperatriz no século XXI”, foi realizada ontem (30) a premiação do III Concurso Universitário de Fotografia da UFMA – campus Imperatriz, promovido pelo curso de Jornalismo, durante as atividades do V Simpósio de Comunicação da Região Tocantina. Com premiações atrativas, o concurso causou grande mobilização na internet.
Na modalidade júri popular, as 35 fotografias inscritas foram publicadas na mídia social Facebook e receberam um total de 4.602 votos, por meio da ferramenta “curtir”. Um total de 332 pessoas compartilharam com outros internautas no site e foram feitos quase três mil comentários sobre o concurso. Do perfil do público que votou, houve participação expressiva de pessoas de Imperatriz e São Luís. Foram identificados, também, votos de países como Itália, Reino Unido e Portugal. As proporções que o concurso atingiu superaram as expectativas, como enfatiza um dos organizadores do V Simpósio, o professor Lucas Reino: “O concurso tornou-se uma onda viral, atingindo números relevantes e expressivos. Em todo processo de votação alcançamos um total de 50.149 pessoas na rede”.
O vencedor na modalidade júri popular foi o estudante de Jornalismo Luís Guilherme Barros, que atingiu a marca de 926 “curtir” pela sua foto, ganhando um aparelho Smartphone, da Vivo. “Essa vitória é fruto de uma campanha que não é só minha. Na verdade, tenho muito mais a agradecer do que receber os parabéns”. O vencedor explica sobre como surgiu a ideia da foto. “Estávamos fazendo um trabalho da disciplina de Fotografia. De cima de prédio antigo, percebemos um prédio novo. Com a ajuda de uma amiga, decidi fotografar aproveitando o pôr do sol como plano de fundo”.
Já na modalidade técnica, o júri foi composto pelos professores Marcus Túlio e Marco Antônio Gehlen, pela técnica em fotografia Karla Carvalho, pela fotógrafa Vanusa Babaçu (Senac) e Kelly Campos (Canal Comunicação).
O tão esperado vencedor, que levou um Galaxy Tab Samsung, foi o estudante de Jornalismo Antônio Wagner. Visivelmente emocionado, ele comentou: “A foto foi espontânea, na verdade foi um acaso. Ela serve para retratar que o crescimento está chegando, que a cidade está crescendo, só que, em contrapartida, algumas coisas não mudam. Quem é rico está ficando cada vez mais. E quem está na pobreza ali permanece.”
A segunda colocação do júri técnico, ganhando uma bolsa do Portal Educação, ficou para Mário Alves. O terceiro lugar ficou com o aluno de Direito da Faculdade Santa Terezinha, Márcio Cordeiro Lisboa. Receberam certificados de menção honrosa as fotografias de Rafael Brito, Lailane do Nascimento Ribeiro e Rosana Ferreira Barros.
Os prêmios do concurso fotográfico foram cedidos pela VIVO, patrocinadora oficial do concurso. Jorge Lima Ximenes, representante da companhia, comenta sobre as fotos que concorreram: “São fotos que retratam bem o cotidiano das pessoas e que mostram o contraste que a cidade hoje apresenta”.
Marco Antônio Gehlen, membro da comissão organizadora do concurso, avalia a edição deste ano. “O concurso, primeiramente, incentiva a fotografar com primor e criticidade. Em sua terceira edição, tem crescido em qualidade técnica. Tivemos um grande salto em qualidade e em quantidade. Tivemos que montar um sistema para chegarmos a um consenso na difícil escolha dos vencedores”, coloca.