Deu no Jornal da Mirante! O comércio de fantasias e de acessórios carnavalescos já está superando as expectativas em Imperatriz.
Se voltarmos 10 anos no tempo, quem poderia imaginar que uma prática cultural tão tradicional, que foi praticamente abolida depois da coqueluche dos abadás, voltaria com tanta força em nossa cidade? A resposta é simples, para Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz desde 2009.
De acordo com Lucena Filho, a ideia surgiu antes mesmo do início da sugestão frente à FCI. “Enquanto imperatrizense, eu sentia falta dos tradicionais bailes de carnaval dos clubes, das fantasias, das marchinhas e o clima familiar que aos poucos foi se perdendo. Uma vez que surgiu o convite do prefeito Sebastião Madeira para fazer parte do seu mandato, eu apresentei a proposta de resgate do carnaval de rua, que foi prontamente atendido”.
Vendo a demanda cada vez maior de pessoas fantasiadas no carnaval de rua, em 2011 a Fundação Cultural resolveu incluir o Concurso de Fantasias dentro da programação, distribuindo mais de R$ 2.400 de premiação, por dia R$ 600 são divididos entre as categorias masculino, feminino e infantil. O regulamento do concurso está disponível na sede da Fundação Cultural de Imperatriz (Rua Simplício Moreira, esquina com Gonçalves Dias), local que o folião pode fazer também a sua pré-inscrição.
Vale lembrar que a pré-inscrição não é obrigatória e que deve ser confirmada nos dias de carnaval, durante a concentração na Praça Mané Garricha. As fantasias concorrentes vão ser avaliadas pela criatividade, produção e participação durante o percurso e os prêmios serão pagos após o carnaval, seguindo a legislação específica.

“A História da Foto”

A foto de hoje é uma homenagem a Maria Evangelista de Sousa, a Lia, que esta semana estaria completando 68 anos. Foliã de carteirinha, Lia não perdia nenhum dos famosos bailes de Imperatriz, onde tirou esta foto em meados dos anos 70. Nessa época Lia ainda jovem e solteira, ainda nem pensava em ter filhos e pouco mais de 10 anos depois, eu e meus dois irmãos estaríamos acompanhando ela nas folias.