Organizado pela Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), o V Concurso de Desenhos Afros faz parte mais uma vez da programação do 12º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). Os trinta desenhos chamam atenção de visitantes na feira literária.
O tema desta edição foi “Copa 2014 da Diversidade, Étnica e Cultural X Desigualdades Raciais”. As pessoas podem escolher os melhores desenhos, num processo de votação popular, que é feito e colocado numa urna.
Segundo uma das organizadoras da exposição, Erô Cunha, a seleção dos desenhos foi realizada nas escolas estaduais de Imperatriz. O processo de escolha resultou três desenhos por escola, feitos pelos estudantes. Um dos objetivos da exposição é trabalhar a lei 10.639/2003, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas.
“Temos como objetivo enfatizar a aplicação da lei nas escolas e também valorizar o potencial artístico dos alunos. Além de incentivar a participação deles no concurso”, diz Erô.
Premiação - O processo de votação será até o dia 9. A premiação será no dia 10, às 18h, na Arena Multicultural. Do primeiro ao quarto lugar, receberão certificados e troféus de participação no concurso.
A feira - O 12º Salimp é uma realização da Academia Imperatrizense de Letras com o patrocínio da Cemar, Lei de Incentivo a Cultura Estadual e Prefeitura de Imperatriz. Conta com o apoio cultural do Armazém Paraíba, Autogiro, Banco do Brasil, Ecofuturo, Júpiter Internet, Mercantil Avenida, Fiat Milenium, Só Camisetas e Steffem.
Comentários