Desde o início do século XX que os blocos carnavalescos são considerados como manifestações genuínas da diversidade cultural do Brasil. Em Imperatriz, desde 2009 a Fundação Cultural promove o Concurso de Blocos Carnavalescos e distribui 3 mil reais em prêmios todos os dias da festa momesca.
O objetivo maior é resgatar e fortalecer o carnaval tradicional e os blocos de rua de nossa cidade, fazendo do imperatrizense o grande protagonista do carnaval. De abadá ou de fantasia, os foliões podem trazer para o circuito Praça Mané Garricha x Praça da Cultura sua família, seus amigos e vizinhos e sem nenhuma burocracia e montar seu bloco com muita criatividade, alegria e paz.
O regulamento completo já está disponível na sede da Fundação Cultural de Imperatriz e quem estiver com seu bloco já organizado pode aproveitar a visita fazer uma pré-inscrição, tendo apenas que confirmar a inscrição nos dias do carnaval. A pré-inscrição não é obrigatória, mas facilita muito a vida de quem organiza o bloco e também de quem organiza o concurso.
Lembrando que os blocos serão avaliados pela animação, criatividade, unidade e participação. Blocos que tiverem seus membros envolvidos em brigas ou confusão ou se ausentarem do corredor da folia serão automaticamente desclassificados. E em caso de empate na avaliação dos blocos, o prêmio será dividido.
Outros Carnavais - A história da foto
Convidamos os leitores para contribuir com o espaço Outros Carnavais, enviando uma foto antiga do carnaval de Imperatriz.
E para começar, eu trago uma foto de minha família. Meus dois irmãos devidamente fantasiados para a matinê do Juçara Clube na década de 80. Minhas memórias dessa época não são muito claras, mas a expectativa para ver e ter as fantasias do He-man, Jaspion, entre outros heróis, era muito grande. Na foto, Flávio e Fabiana, com pouco mais que 4 anos, fantasiados de cachorrinhos.
Comentários