As obras de recuperação da Estrada do Arroz foram concluídas. Nessa semana, a Prefeitura realizou a recuperação do último trecho, no povoado Bom Jesus. Com isso, o problema, que atormentava os moradores e produtores rurais que necessitavam da via, foi finalmente resolvido.
A recuperação da Estrada do Arroz é uma antiga reivindicação da população de diversos povoados de Imperatriz, como Bom Jesus, Olho d’Água dos Martins e Petrolina. A via liga o município de Imperatriz à vizinha cidade de Cidelândia e é considerada vital para escoar a produção agrícola dessa região.
Com a construção da Suzano Papel e Celulose e da escola de tempo integral, ambas naquela região, o município decidiu iniciar a recuperação da estrada. O objetivo é facilitar o deslocamento de pais e professores do novo centro de ensino, assim como dos funcionários da indústria. Antes, o que se via era um cenário de buracos, poeira e lama. No inverno, a situação do local era caótica.
A recuperação da estrada teve início na última semana de dezembro. A manutenção do local é de responsabilidade do Governo do Estado mas, devido à necessidade do município, a Prefeitura decidiu realizar a obra. Toda a via foi recuperada e asfaltada, algo que os moradores não viam acontecer há muitos anos.
Cerca de uma semana antes do início da recuperação, moradores de diversos povoados daquela região foram até a casa do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e solicitaram a recuperação. O gestor comprometeu-se em resolver o problema.
Vicinal - Em parceria, Suzano e Prefeitura também estão recuperando a estrada vicinal conhecida como Canto da Fachine, que liga a Estrada do Arroz à BR-010. A via é pouco conhecida pela maioria dos condutores que circulam pela região, mas deverá ser muito importante assim que a indústria de papel começar a funcionar em Imperatriz.
A ideia é que veículos de maior porte, usados pela Suzano para o transporte de matéria-prima e produtos, possam seguir da indústria diretamente para a BR-010, sem a necessidade de passar pelo Centro de Imperatriz. A medida também será importante para manter a organização do trânsito da cidade. (Comunicação)