Rua Amazonas drenada e pavimentada
Rua João Lisboa já drenada e sendo preparada para a pavimentação

Mesmo com a presença de chuvas, os serviços de recuperação, drenagem e pavimentação de ruas de Imperatriz, continuaram a ser realizados. Exemplo disso foi a recente conclusão da drenagem da Rua Amazonas e ruas adjacentes que compreendem o centro de Imperatriz, iniciadas em 2013 e que acabaram com sofrimento de quase meio século dos moradores e comerciantes da área.
Na localidade, foi ampliada a rede de tubulação, e executada drenagem profunda de 1500 mm de diâmetro das ruas Bom Futuro e Amazonas. Nas ruas João Lisboa entre as ruas Amazonas e Maranhão foi construída rede de drenagem profunda com 800 mm de diâmetro e na Rua Pará diâmetro 600 mm. As drenagens evitam alagamentos em diversos pontos de Imperatriz.
O secretário de Infraestrutura, Roberto Alencar, assinala que antes mesmo da conclusão dessa primeira etapa da obra na Amazonas, outras regiões começaram a ser beneficiadas com serviços de drenagem como a Rua Luís Domingues, no Bairro Jardim São Luís e Newton Belo, no Bairro Santa Inês, próximo ao Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
Para o aposentado, José Maia, que há 10 anos mora na Rua Amazonas, a obra facilita a vida dos moradores, sobretudo proporciona mais qualidade de vida. Ele relata que antes, normalmente em períodos chuvosos, o trânsito era caótico, mas as obras estão mudando essa realidade. "Hoje, nós moradores já percebemos claramente a diferença nessa localidade. Acredito que com a ampliação desses serviços por toda a cidade, certamente Imperatriz ficará muito melhor".
Sobre as frentes de drenagens, o titular da Sinfra, Roberto Alencar observa que o Município já construiu pelo menos 15 quilômetros de drenagem profunda nos últimos cinco anos. Como por exemplo, a Rua Dom Cesário no Maranhão Novo que recebeu asfalto, drenagem, meio fio, sinalização de trânsito das vias e iluminação pública. O secretário enfatiza que as obras estão sendo realizadas com recurso do Tesouro Municipal.
Em relação às obras realizadas nos bairros Santa Inês e Jardim São Luís, inicialmente nas ruas, Luís Domingues e Newton Belo, o secretário ressalta que todos os trechos vão receber asfalto com meio fio e sarjetas, acrescenta também que será executado asfaltamento total nas ruas João Lisboa e Coronel Manoel Bandeira. "Essa obras fazem parte do compromisso de governo do prefeito Sebastião Madeira. Nossa meta é trabalharmos para asfaltar nossa cidade o máximo possível até o final da gestão". Eva Fernandes (ASCOM)

Drenagem evitam alagamentos
 em diversos pontos de Imperatriz

A drenagem de diversos pontos da cidade pôs fim ao problema dos alagamentos em períodos chuvosos. Vários bairros de Imperatriz receberam obras de drenagem profunda como a Avenida Bernardo Sayão com a Rua Goiás, no bairro Maranhão Novo; cruzamento da Rua Dom Pedro I com a Rua 9, no bairro Bacuri; Rua Itaquatiara no nairro Brasil Novo que recebeu 268 metros de manilhas até o Riacho Bacuri; Avenida Itaipu, próximo a rua da Lua, que beneficiam moradores da Vila Fiquene, do Parque Airton Senna e da Vila Independente; cruzamento da Rua Dom Pedro II com a Rua Perimetral, no bairro Bacuri.
Obras de pavimentação foram feitas em bairros de Imperatriz, como por exemplo, nas ruas Fernão Dias, no Brasil Novo, Anhanguera, Retângulo, Escalano e Planalto, na região do Brasil Novo, nas proximidades da Rua Aimorés; Rua 10, na Vila Redenção; XV de Novembro, "Quinta do Jacob" e "antigo Buraco Fundo" e a Nova Imperatriz estão totalmente asfaltadas. Também receberam obras de pavimentação e drenagem a rua "H", no bairro Novo Horizonte; Rua 9, entre Dom Pedro I e D. Pedro II, no Parque do Buriti, e a rua Perimetral, no Parque do Buriti; Rua Aimorés, no Parque das Estrelas, construção de uma passagem molhada no cruzamento das ruas Grande e Paulo Afonso, na grande Vila Nova.