Com o objetivo de facilitar a comunicação durante abordagem às pessoas surdas no trânsito, foi realizado curso destinado aos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Imperatriz, Setran. A 2ª turma concluiu treinamento na semana passada, com 30 horas-aula, incluindo teórica e prática, e envolveu também servidores do corpo administrativo do órgão.
A maioria dos agentes já tem o curso, oferecido pela Setran. Para Francisco Gois, a qualificação inclui o condutor surdo no trânsito da cidade. "A Secretaria nos proporcionou este curso, nos capacitando para que possamos oferecer um serviço de mais qualidade à população", afirma.
Ele observa que inicialmente os agentes realizam abordagem verbal, mas ao detectar que o mesmo é deficiente auditivo, passam a utilizar a linguagem de sinais, facilitando a orientação. "Já me deparei com algumas situações no trânsito, porém como tenho curso de libras facilitou muito a comunicação com as pessoas, e outros colegas enfrentaram situações desse tipo", cita.
O secretário Leandro Braga destaca que o curso é essencial para o trabalho dos agentes de trânsito que, diariamente, estão nas vias de Imperatriz. "Essa necessidade surgiu ao recebermos relatos dos agentes sobre dificuldades vividas no cotidiano durante abordagens", detalha. Segundo ele, o objetivo é capacitar todos os agentes e servidores administrativos para prestar um bom atendimento à comunidade. (Gil Carvalho - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16238
Concluída 2ª turma do curso de Libras para agentes de trânsito
Medida facilita comunicação com o condutor surdo
Comentários