A secretária de Saúde, Conceição Madeira, reagiu com satisfação ao receber o relatório do Ministério da Saúde, onde consta o desempenho do setor de imunização para o ano de 2012. Pela primeira vez em sua história, a cidade atinge as metas estipuladas no setor de vacinação, melhorando acentuadamente seu desempenho. Deixou de ser de médio risco para se tornar de baixo risco, garantido assim qualidade na saúde.
Médica e mãe, a secretária afirmou que as campanhas de imunização contra gripe, poliomielite e sarampo desenvolvidas na cidade dá tranquilidade às famílias, especialmente às crianças. Imperatriz é uma das únicas quinze cidades que atingiram as metas entre os 217 municípios maranhenses.
O município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, da Vigilância em Saúde e da Divisão de Imunizações, vem alcançando os índices vacinais para crianças menores de um ano e adultos com trabalho constante de avaliação e controle da gestão e gerência dos imunobiológicos e ainda à situação coletiva e individual dos usuários.
“Considerando a ampliação do calendário básico de vacinação dos últimos quatro anos, que teve a inclusão das vacinas de rotavírus, pneumovalente, meningite conjugada, pentavalente, poliomielite multivalente, bem como a crescente demanda de inclusão de novas vacinas nos próximos anos, o setor de imunizações de Imperatriz conseguiu um grande êxito”, afirmou a coordenadora de Imunizações, Socorro Ribeiro.
Até a metade de agosto de 2012, a cidade de Imperatriz esteve classificada em nível de médio risco. O município agora está classificado no Estado do Maranhão como baixo risco, devido às coberturas vacinais alcançadas a cada ano, principalmente com o excelente trabalho realizado em 2012.
A vacinação, principalmente em crianças, requer uma grande atenção, porque sua aplicação exige obediência de prazos pré-determinados. A vacina rotavírus, por exemplo, tem um tempo certo para a segunda dose e na última campanha, em nível nacional, muitas crianças perderam esse prazo.
Mesmo com esse grande feito, a SEMUS mantém seu trabalho sempre ativo e operante no setor de imunizações, por isso a coordenadora Socorro Ribeiro voltou a convocar todas as mães para colocarem as cadernetas de vacinação em mãos para novas campanhas que serão deflagradas.
Todos os dados do município de Imperatriz estão no SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) para cobertura vacinal e no IBGE. (Lídio Almeida - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14637
Comentários