Geovana Carvalho
O método de ovulação billings é um método de planejamento familiar em que a mulher identifica os seus padrões de fertilidade e infertilidade com base nas observações que ela faz ao longo do dia.
A comunidade católica Sim de Maria, do bairro Santa Rita, oferece nos dias 28, 29 e 30 deste mês o curso sobre o método billings, destinado a casais e noivos e também a pessoas que desejem conhecê-lo.
A organizadora do encontro, Cléobiane Santos, informa que o objetivo do curso é fazer conhecido este método natural de planejamento familiar.
Sua eficiência é comprovada pela ciência. De acordo com Cléobiane Santos, qualquer mulher pode fazer uso do método: “Pode ser utilizado em todos os estados de saúde da mulher, mesmo por aquelas que não têm ciclo [menstrual] regular”.
A organizadora do evento lembra que o método é aprovado pela Igreja e foi recomendado pela primeira vez pelo Papa Paulo VI.
A mulher aprende a reconhecer seu nível de fertilidade por meio da densidade do muco e também pelas alterações psicológicas e emocionais. Além de fazer com a mulher conheça o funcionamento do seu corpo, o curso trabalha a conversão do casal, a comunhão, o diálogo: “O método exige a conversão do casal. O matrimônio não deve se visto somente como ato sexual, mas como comunhão e convivência. (…) Hoje existem muitos métodos contraceptivos artificiais, que causam mal à saúde da mulher. A comunidade quer despertar nos casais a comunhão conjugal perfeita”.
Os monitores do curso são um casal de leigos consagrados, da Comunidade de Aliança Cristo Bom Pastor, de Santa Catarina, Cleonice Kamer e Gerson Kamer. Informações e inscrições podem ser feitas pelos números 3072-0717 e 8805-6317.
Comentários