Hemerson Pinto
Um bairro com pouco mais de dez ruas, cortado pela Avenida Silvino Santis, a velha e conhecida ‘Rua do Gás’, que liga a BR-010 ao início da Estrada do Arroz. A história começou há pouco mais de duas décadas, com casas de taipa (paredes de barro, geralmente cobertas de telha ou palha), e gente simples que escolheu um dos pontos altos da cidade de Imperatriz para morar com a família.
Entre os primeiros moradores, o senhor Valdimiro Chagas. Um dos pioneiros da Vila Macedo foi o responsável pelas manifestações culturais, como as quadrilhas e o bumba meu boi. A alegria das festas juninas embalou durante anos os moradores da pequena vila, localizada entre os bairros Ouro Verde, Imigrantes e São José.
Com poucos comércios, a vila é carente em infraestrutura e saneamento básico. Muitas famílias têm como única fonte de sustento o lucro conquistado da venda de materiais recicláveis retirados do lixão municipal. Vez por outra, novas páginas da história do bairro são manchadas por crimes.
Capítulos positivos dos 24 anos da Vila Macedo são contados pela juventude. Assim como Valdimiro, adolescentes e jovens, hoje são os encarregados em promover o bairro, mostrando que uma comunidade unida é capaz de driblar a ausência do poder público e a criminalidade que assombra, mas aos poucos é rebatida.
Se o bumba meu boi não está mais em alta na Vila Macedo, os festivais de talento, as gincanas, os carnavais e até a produção cinematográfica, mesmo amadora, ditam o novo ritmo que embala o desejo por dignidade e reconhecimento.
Há poucos anos, o lugar de Valdimiro foi assumido pelo neto, Joenes da Conceição. O jovem sequer lembra do avô, que morreu em 1991, meses depois de o garoto nascer. Foi só o menino crescer e começar a pôr em prática a herança do avô, que o bairro voltou a tomar gosto. O 1º Festival de Talentos, em 2012, e em seguida o filme ‘100 Noção’ , marcaram o recomeço.
Faltava uma data para celebrar o aniversário do bairro. Foi escolhido, já agora em 2014, o segundo domingo de maio como o ‘Dia da Vila Macedo’. Se vai ter festa? Em dois finais de semana.
No próximo domingo (Dia das Mães) um torneio de futebol com a participação de oito times marca a abertura do aniversário da Vila Macedo. Os jogos começarão a partir das 7h30, no campo Poeirão, na Rua 20.
Dia 17 de maio, a festa continua. A programação começa às 6h30 com fogos de artifício que deverão acordar os moradores. Ao meio dia toda a comunidade é convidada para deliciar uma feijoada. O almoço será possível graças à colaboração dos próprios moradores do bairro. A coordenação dos eventos comemorativos ao aniversário da Vila Macedo busca apoio para a realização de uma minigincana, que poderá acontecer também no dia 17.
O bairro foi tema de uma grande reportagem premiada em janeiro de 2013, em um simpósio de Comunicação Social do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (campus de Imperatriz). O trabalho ‘Uma vila chamada Macedo’, que narrou a história do bairro contada por moradores, foi o primeiro colocado.
Comentários