A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que metas referentes à coleta seletiva são parte fundamental dos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios. Em Imperatriz, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) já estão distribuídos estrategicamente em bairros, instituições e demais localidades com grande circulação de pessoas. Em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, faz a distribuição dos cerca de 30 PEVs e realiza a coleta dos materiais.
O diretor do departamento de Coleta Seletiva da Semmarh, Jairo Sant'Anna, explica a importância do gerenciamento desses resíduos na prática. "Uma das vantagens da coleta seletiva é que você tem duas vertentes: o meio ambiente e a geração de renda. Em uma você deixa de mandar lixo reutilizável para o lixão, diminuindo assim a quantidade de resíduos, e a outra é que quando eu separo os recicláveis dos não recicláveis automaticamente gero renda para a associação de catadores, melhorando a qualidade de vida de todos", detalhou.
Diferentes tipos de resíduos - Resíduos Recicláveis Secos: são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, diferentes tipos de plásticos e vidro.
Rejeitos: são os resíduos não recicláveis, compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, papel higiênico, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
Resíduos orgânicos: restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos. (Sara Batalha - Ascom)
Comentários