Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), fará a entrega do prédio da Escola Municipal Tomé de Sousa, no povoado Olho D’Água dos Martins, que passou por obras de reforma e ampliação.
Oneide Monteiro, gestora da Escola Tomé de Sousa, explica as ações realizadas e agradece: “Hoje, a escola conta com seis salas de aula, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de professores, uma sala de informática, uma cozinha, dois banheiros adaptados à acessibilidade, um DML, uma lavanderia e um auditório para reuniões. Ao longo dos tempos, temos conseguido avançar sempre com muitas dificuldades. Tudo o que conseguimos foi graças a Deus e ao empenho do governo municipal, na pessoa do prefeito Madeira, e do secretário Zesiel Ribeiro, que não medem esforços para ver o desenvolvimento da educação do município de Imperatriz, e graças à garra dos funcionários da nossa escola, que lutam incansavelmente para termos sempre uma educação de qualidade na nossa localidade”.
“Com a reinauguração da Escola Municipal Tomé de Sousa, fechamos o ano com todas as escolas da Estrada do Arroz reformadas e ampliadas no governo do prefeito Sebastião Madeira e do secretário Zesiel Ribeiro”, declarou a professora Maria da Piedade Oliveira da Silva, coordenadora do Setor de Educação no Campo da SEMED.
Histórico: A Escola Municipal Tomé de Sousa, situada na Avenida São Raimundo, nº 453, povoado Olho D’Água dos Martins, foi fundada em 10/08/1973 pela professora leiga Maria de Lourdes Silva, que iniciou suas atividades em um casebre abandonado pelas famílias que se retiravam, fugindo da malária e outras epidemias.
No ano de 1982, surgiu o Projeto EDU RURAL e, através de abaixo-assinado, foi construída uma pequena escola, com duas salas de aula, dois banheiros, uma cantina, uma secretaria e uma área livre. A partir daí, a professora Maria de Lourdes decidiu colocar o nome da escola 1º Governador Geral do Brasil: Tomé de Sousa. Após a construção da escola, assumiu como diretora Sidalina Ribeiro Bonfim e, anos depois, assumiu a professora Maria Edileusa Pinho da Cruz.
Com o surgimento de eleição para gestores das escolas municipais, em 1994, foi eleita como diretora a professora Maria Monteiro da Silva, quatro anos depois assumiu a professora Nelcione Ferreira Cavalcante e depois Maria Concebida de Lucena Santos, que permaneceu no cargo até o final do ano de 2013, assumindo Oneide Monteiro da Silva em 2014 até os dias atuais. (Luana Barros – ASCOM)
Comentários