Neste sábado (07) a comunidade do povoado Imbiral recebe a 97ª Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, instalada na Escola Municipal Enock Alves Bezerra. Sua implantação é resultado de parceria firmada entre Prefeitura Municipal de Imperatriz, Instituto Ecofuturo, e a empresa AkzoNobel, patrocinadora dessa biblioteca. A ação conta com apoio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), parceira técnica do projeto, além da parceria da própria comunidade.
A professora Maria da Piedade Oliveira, coordenadora do Departamento de Educação no Campo da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) explica a importância da implantação da biblioteca para esta comunidade, no que diz respeito à informação cultural que irá proporcionar:
"A Escola Municipal Enock Alves Bezerra do Povoado Imbiral recebe com festa neste sábado uma biblioteca resultado da parceria entre Secretaria de Educação, Instituo Ecofuturo e AkzoNobel. Esta ação é um grande estímulo à leitura e mais uma ação da Prefeitura de Imperatriz em prol de uma educação de qualidade nas escolas da educação no campo. A biblioteca também funcionará como uma opção de lazer e convivência para os moradores da localidade. E é por isso que temos pessoas na comunidade que abraçaram o projeto com carinho e estão ansiosos com a inauguração. Assim, a biblioteca amplia seus limites e cumpre sua função social de servir a todos".
"É absolutamente vital o envolvimento da comunidade e gestão pública local para o nascimento e a sustentabilidade da biblioteca. A população comprometida e se apropriando do lugar é a certeza de que a biblioteca se tornará um lugar que faz sentido na trajetória de leitura e de leitores de Imperatriz", afirma Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo.
Sobre a escola:
A Escola Municipal Enock Alves, localizada no povoado de Imbiral, atende 139 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de turmas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos períodos da manhã e tarde. Possui cerca de 220m² construídos e não possuía nenhuma sala que poderia abrigar uma biblioteca. A solução foi construir o espaço no pátio externo, responsabilidade que ficou a cargo da prefeitura de Imperatriz. A biblioteca receberá o nome da neta do doador do terreno onde está a escola, a senhora Joselma Paixão. Nascida em Imperatriz e criada com outros quatro irmãos no povoado de Imbiral. Joselma foi colaboradora na escola e teve enorme contribuição para o desenvolvimento da educação local, mesmo tendo cursado a escola sem concluir o Ensino Médio. Depois de morar em Brasília, retornou ao seio da família em 2006 e faleceu aos 31 anos de idade, deixando quatro filhos, hoje já adultos.
A biblioteca nasce com acervo de mil livros novos de literatura, 700 selecionados pela FNLIJ e 300 em conjunto com a comunidade, dois computadores (com Windows, Office e Software de Gerenciamento de Acervo), uma impressora, um aparelho de TV e outro de Blu-Ray, e mobiliário, viabilizado pelo projeto, patrocinado pela AzkoNobel.
Em contrapartida, a Prefeitura de Imperatriz, além de participar de todo o processo de implantação, construiu a sala da Biblioteca de aproximadamente 60m² e será responsável pela sua manutenção física e pela aquisição de novos exemplares para manter o acervo sempre atualizado.
O município também irá manter um profissional em período integral, que será responsável pela gestão da biblioteca, que inclui empréstimo de livros e planejamento e realização de leituras. O envolvimento da comunidade contou com os cursos de auxiliar de biblioteca e de promotor de leitura, oferecidos pelo Instituto Ecofuturo, que capacitaram 25 pessoas para a construção e fortalecimento de uma cultura de leitura local.
Sobre o Instituto Ecofuturo
Criado em 1999 e qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto Ecofuturo atua para gerar e difundir conhecimentos e práticas que contribuam para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade. Busca novas formas de ampliar a capacidade de influenciar a utilização de recursos públicos e privados na promoção de leitura e escrita, conservação de áreas naturais e construção de práticas sustentáveis. Luana Barros - ASCOM
Comentários