Na manhã de ontem (28), alunos e professores da Escola Municipal João Lisboa e toda a comunidade do Povoado Cacauzinho receberam, da Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Escola Municipal João Lisboa (Povoado Cacauzinho), reformada, ampliada e com laboratório de informática.
Emocionados, os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da escola agradeceram a ação realizada com a seguinte afirmação: “Hoje estamos felizes porque, para nós, a escola dos sonhos já é uma realidade”, fazendo referência ao poema “A escola dos sonhos”, de Paulo Freire.
Renato Jorge, gestor da escola, também se emocionou ao agradecer ao prefeito Sebastião Madeira e ao secretário de Educação, Zesiel Ribeiro. “Hoje, toda a nossa comunidade está mais que agradecida à Prefeitura de Imperatriz. Estamos recebendo a escola dos sonhos. Todos nós aqui da escola já trabalhamos nos doando em prol de uma educação de qualidade aqui no Povoado Cacauzinho. A obra de hoje é resultado também do nosso esforço. Nós estamos sempre lutando e buscando cada vez mais”, disse, emocionado.
“Quero agradecer a todo o governo do prefeito Madeira pelo empenho em realizar esta obra aqui na nossa comunidade. Esta obra é de grande importância, nos incluirá também no cenário digital, pois a Escola Municipal João Lisboa recebe hoje, além da reforma e ampliação, um laboratório de informática”, afirmou Antônio da Rocha Moraes, pai de aluno.
Entre as autoridades presentes, além do prefeito e do secretário Zesiel Ribeiro, os secretários José Fernandes Dantas (Agricultura), Iramar Cândido (Administração), Hudson Alves (Governo) e os vereadores Buzuca e Zé do Creia.
Na oportunidade, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, aproveitou para reafirmar o compromisso com a cidade de Imperatriz em todos os setores.
Compromisso com a educação - O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, destacou seu compromisso com a educação da cidade. “Nosso compromisso é com a cidade de Imperatriz e com os cidadãos que a compõem. Temos investido em educação de qualidade, porque educação é a nossa prioridade. É através dela que investimos no futuro de nossas crianças e toda a cidade, mas as ações da Prefeitura de Imperatriz envolvem infraestrutura, saúde, desenvolvimento social, agricultura, esporte e todos os outros setores”, garantiu o prefeito.
Madeira destacou o índice de investimento no loca, lembrando que o benefício é integral para a comunidade e, em especial, para os estudantes. “[O investimento] foi de oito mil reais por cada aluno. Isso é para vocês terem uma ideia do nível de investimento que está sendo feito aqui, para dar oportunidade a estas crianças, com um moderno laboratório de informática, com carteiras novas e modernas”.
O prefeito aproveitou para mostrar a visão que tem das crianças em relação ao futuro de Imperatriz. “Aqui é um local de construir cidadãos e cidadãs. É um local de dar oportunidade para estas crianças construírem o seu futuro”, garantiu Madeira.
Presente no evento, o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, explicou que os alunos das escolas que integram a Educação no Campo hoje têm as mesmas oportunidades dos outros que estudam em escolas da zona urbana.
“Nós na Secretaria de Educação nos preocupamos em dar igualdade de oportunidades a todos os alunos que integram a Rede Municipal de Ensino; os mesmos projetos, programas e ações desenvolvidas em escolas da zona urbana também acontecem em escolas da zona rural, como ProInfo Educacional, Sistema de Ensino Projecta-Melhor Escola, Gestão Nota 10, Escola Ativa, Serviço de Orientação Educacional e diversas outras ações que têm como objetivo desenvolver em Imperatriz uma educação de qualidade que priorize o desenvolvimento humano”, finalizou o secretário.
Ações para Educação no Campo - Com o objetivo de desenvolver em Imperatriz uma educação de qualidade, priorizando pelo desenvolvimento humano dos alunos e dando iguais condições de acesso ao ensino a todos os estudantes que integram a Rede Municipal de Ensino, a SEMED desenvolve projetos e ações específicas nas 32 escolas localizadas em povoados da zona rural de Imperatriz, através do Departamento de Educação no Campo.
Em agosto de 2011, a Secretaria Municipal de Educação realizou inauguração da reforma da Escola Municipal Humberto de Campos (Povoado Açaizal). Já em 2012 realizou reinauguração das escolas: João Guimarães (Povoado Água Boa) e São Félix (Povoado São Félix) e a construção de um poço artesiano na Escola Municipal Enock Alves Bezerra.
Já o Programa Escola Ativa foi implantado no primeiro semestre de 2011 em 15 escolas que fazem parte da Educação no Campo da Rede Municipal de Ensino com salas multisseriadas. O objetivo do programa é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida, buscando estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social. (Comunicação)