Com a proposta de levar a todos os bairros ações de cidadania, saúde, cultura, educação, lazer e entretenimento, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Rita, promovem nesta sexta-feira (14) mais uma edição do projeto “Prefeitura em Ação”. O evento será realizado na sede do polo Independência – antigo PETI, situado na Avenida Newton Belo, 130, bairro Novo Horizonte, a partir das 8 horas.
Durante toda a manhã, todos os programas que pertencem à pasta da Sedes divulgarão seus trabalhos à comunidade prestando informações e esclarecendo dúvidas sobre a assistência social do município.
A secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, observa que eventos dessa natureza ajudam a estreitar ainda mais os vínculos entre comunidade e gestão municipal, sobretudo com a assistência social, uma vez que está sendo aplicado o princípio fundamental da assistência, que é fortalecer vínculos.
“Com o conhecimento da comunidade sobre o nosso papel, que é de prevenir as situações de vulnerabilidade e risco social, por meio de desenvolvimento das potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, fica mais fácil ampliarmos o acesso aos direitos e à cidadania de cada indivíduo”, disse Miriam.
O evento conta ainda com parcerias entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecendo teste de glicemia, aferição da pressão arterial e vacinação para adultos; Secretaria Municipal da Mulher, que fará esclarecimentos a respeito dos direitos da mulher; do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), com explicações sobre benefícios previdenciários e beneficio de Prestação Continuada (BPC), e do Exército Brasileiro, que assim como tantos programas da Sedes que realizam trabalhos específicos para jovens preparou sua participação toda voltada a esse público já pensando em dar continuidade ao trabalho social através do alistamento militar.
A coordenadora do CRAS Santa Rita, que também está à frente do evento, Érica D’Avila, declara que a comunidade também receberá tratamento de beleza, com cabeleireira, maquiagem e entretenimento com apresentações culturais realizadas pelo programa Projovem Adolescente e por beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com teatro, dança e capoeira. “Preparamos ainda um cantinho de histórias infantis, artes plásticas, teatro de bonecos com fantoche e do espaço conviver – playground”, destacou. [Sara Ribeiro – ASCOM]

AÇÕES QUE SERÃO REALIZADAS

Saúde – aferição de pressão
Medição da glicose
Vacinação para adultos
Orientação sobre saúde mental pelo CAPS

Secretaria da Mulher - orientações, plano de políticas para a mulher

Exército – Exposição dos trabalhos desenvolvidos voltado para o público do CRAS que a maioria são adolescentes, já pensando na continuidade do trabalho social através do exercito a partir do alistamento.

INSS – no que diz respeito aos benefícios, sobretudo ao BPC – Benefício de Prestação Continuada

Projovem – teatro, dança, capoeira

Espaço lúdico – canto da história, pintura e fantoche e espaço conviver – playground