Emoção e gratidão! Estes foram os sentimentos que marcaram o final da tarde dessa quarta-feira, 17 de fevereiro, durante entrega das novas instalações da Escola Municipal Castro Alves I (Vila Lobão), reformada e ampliada pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
“Iniciei nesta escola em 1987. Juntos, eu e toda a equipe da Escola Castro Alves I já enfrentamos diversas dificuldades. Lembro-me que ainda em 2009, quando assumiu a Secretaria de Educação, o professor Zesiel nos visitou e viu a necessidade de reforma desta escola e nos prometeu que realizaria esta ação. Hoje, toda a comunidade da Vila Lobão recebe este presente e agradecemos ao prefeito Madeira e ao nosso secretário, professor Zesiel. A Escola Municipal Castro Alves I não foi reformada, foi demolida e reconstruída. Hoje temos uma nova escola e estamos imensamente agradecidos”, explicou a professora Maria Ivanilde Gomes do Carmo, gestora da escola.
Ieda Bezerra, mãe de aluna, emocionada com as novas instalações da escola, também agradeceu: “Muitas vezes presenciei a Escola Castro Alves I totalmente alagada. Agradeço ao prefeito Madeira e ao secretário Zesiel. Agradeço também à gestora Ivanilde, nossa escola está em boas mãos”.
“Desde 2009, já foram entregues 43 ações de melhoria da estrutura das unidades de ensino, como construção de escolas, reformas e ampliações, construção de poços artesianos, construção de anfiteatros, construção de quadras poliesportivas em unidades escolares e construção de bibliotecas. Além das ações já entregues, ainda existem 20 com projetos aprovados e ações em andamento”, explicou Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação de Imperatriz.
“Em nossa administração, temos valorizado a educação, só através dela que podemos melhorar o futuro. Declaro aqui minha total confiança na educação. Visitamos a Escola Castro Alves I ainda em 2009 e percebemos a necessidade dessa comunidade e hoje entregamos esta escola que, além das ações de reforma e ampliação, está completamente climatizada. O professor Zesiel Ribeiro e a professora Marinalva da Silva, à frente da Secretaria de Educação, têm realizado um belíssimo trabalho na educação municipal, e o resultado veremos no próximo IDEB, quando tenho a certeza que Imperatriz irá se destacar entre os melhores índices do Maranhão”, declarou Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz.
Durante o evento, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, assinaram a ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Municipal Manoel Ribeiro (Centro Novo).
Homenagens
Em homenagem e agradecimento ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e ao secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, o Coral da Escola Castro Alves I, composto por alunas do 8º e 9º anos apresentaram a música “Amigo de Fé”, de Roberto Carlos, e os professores apresentaram a música “Te agradeço”.
Além disso, a Escola Municipal Castro Alves I, através de sua gestora Maria Ivanilde, entregou a Zesiel Ribeiro uma placa em agradecimento e reconhecimento de suas ações em prol da educação.
História - A Escola Municipal Castro Alves I foi fundada em 19 de fevereiro de 1980 com o nome de Escola Municipal Roque Gomes mas, com a criação do Conselho Municipal de Educação em 1998, passou a chamar-se Escola Municipal Castro Alves I, sendo reconhecida e autorizada a funcionar com as séries do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Hoje, atende doze turmas do 6º ao 9º ano. A escola inicialmente contava com cinco salas de aula, uma secretaria, uma sala de professores, cantina, banheiro masculino e feminino e um banheiro para funcionários. Após as ações de reforma e ampliação, passou a ter seis salas de aula, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de professores, um laboratório de informática, uma biblioteca, uma cantina, um almoxarifado, dois banheiros com acessibilidade, banheiro masculino e feminino e dois banheiros para funcionários. Antes, com uma área construída de 433 metros quadrados, hoje conta com área total de 868 metros quadrados, mais que o dobro da área inicial.
A Escola Municipal Castro Alves I homenageia a professora Zilmair de Araújo dando seu nome à biblioteca. Na história da escola, Zilmar foi gestora entre os anos 1982 e 1989. Já o laboratório de informática terá o nome da professora Sônia Oliveira Santana, gestora da escola entre os anos de 1992 e 1997. (Luana Barros / ASCOM)
Comentários