A Comunidade São José do Egito tem 42 anos de fundação

A Comunidade São José do Egito vive a expectativa da realização do 34º festejo em honra ao seu padroeiro. A festa religiosa, que inicia nesta quarta-feira (11) e segue até o dia19 de março, reúne católicos de várias regiões da cidade para homenagear José, esposa de Maria e pai de Jesus, conforme os relatos bíblicos.
Segundo a coordenadora da igreja de São José do Egito,  Rosimar Santos, a comunidade tem trabalhado intensamente para recepcionar os visitantes. “Para se realizar um festejo, são meses e meses de preparação. A gente cuida com carinho de cada detalhe, para que todos que venham participar conosco se sintam bem, sejam bem acolhidos. A gente fica na ansiedade de começar e tudo ocorrer bem, para que a festa de São José, nosso padroeiro, seja bem bonita”.
Realizada há mais de 30 anos, a festividade em louvor ao pai de Jesus é um momento de fortalecimento da fé e dos laços coletivos da comunidade às margens do Riacho Bacuri. E duas dimensões marcam a festa religiosa. “Temos a dimensão social, a qual é desenvolver o espírito comunitário e individual. E tem também o financeiro, que este ano será melhorar a estrutura da igreja para melhor acolher os fiéis”, explica o coordenador do festejo, Jhonson Alves.
Como parte da dimensão espiritual, todo ano é escolhida uma temática central para os fiéis refletirem, durante todas as noites do festejo. “E neste ano o tema é Com São José a Serviço da Comunidade, que está relacionado à Campanha da Fraternidade 2015, a qual motiva os católicos a pensarem sobre a disponibilidade de colocar-se a serviço do Reino de Deus”, destacou Rosimar Santos.
O festejo em honra a São José inclui celebrações da Santa Missa, novenas e procissão. Além disso, haverá todas as noites movimentação de pátio com músicas ao vivo e comidas típicas. Na última noite de festejo, no dia 19 de março, haverá o sorteio de prêmios, dentre eles uma moto 0 KM. Para concorrer a um dos prêmios, é preciso adquirir uma cartela no valor de R$ 5,00, na própria comunidade, localizada na Rua Alvorada, S/N.

Histórico - A igreja de São José do Egito, localizada no bairro Bacuri, foi fundada em 1973 pelo Frei Rogério. Com 42 anos de fundação, há três anos a comunidade passou por obras de construção e ampliação do templo, que já não comportava mais a demanda de fiéis. Desde então, a comunidade une esforços para concluir as obras, sendo o festejo uma das fontes de recursos para a conclusão da igreja. (Paula de Társsia)