Geovana Carvalho
Enfeites natalinos, vitrines renovadas, vendedores nas portas e muitos consumidores nas tradicionais compras dessa época do ano.
Às vésperas das festas de fim de ano, o comércio de Imperatriz sente o aquecimento nas vendas. A gerente de uma loja especializada em calçados, Tereza Rarhul Sobral, afirma que 99% dos estoques foram renovados e a expectativa é que até os últimos dias do ano toda a mercadoria comprada especialmente para este período seja vendida. “Esses dois dias as vendas aumentaram, mas de agora em diante a possibilidade é só melhorar”, diz a gerente.
A dona de casa Vicentina Ferreira comprou calçados para toda a família, diz que vai ficar bastante endividada, porém - segundo ela - é a melhor época para comprar. “Comprei uns quinhentos reais... as crianças vão crescendo e os gastos aumentam, vou ficar endividada até o final do outro ano”.
Na loja especializada em eletrodomésticos, a principal atração, segundo o vendedor Rui Nascimento, são os eletros da chamada linha branca. A redução do IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado) deve alavancar as vendas no setor: “Os clientes têm aparecido, entre os produtos mais procurados estão a geladeira e o tanquinho”, diz Rui. O vendedor prefere não relatar os preços praticados anteriormente à redução, no entanto afirma que estão bem mais em conta. “Uma geladeira, consumo A, de 264 litros, à vista custa R$ 1.599,00. Esse valor é o mesmo se dividido em até seis vezes”. Contudo, o consumidor deve ficar atento, pois o mesmo produto dividido em 15 parcelas sai por R$ 2.235,00.
As lojas do centro comercial, neste período, estarão abertas atá as 20h. Esse horário deverá ser estendido, de acordo as proximidades do natal e ano novo.
Comentários