Hoje à noite, começam as competições da II Mostra Maranhense de Danças Árabes no Teatro Ferreira Gullar. Na noite de ontem (30), começaram as inscrições para os workshops. O evento é um espaço de formação, troca de experiências e valorização da cultura árabe no estado.
As competições serão uma homenagem a Débora Sabongi, uma das mais conhecidas bailarinas do Maranhão. Melhor bailarino, o bailarino revelação e a melhor coreografia serão as categorias premiadas. O julgamento será feito por júri popular e o resultado será divulgado no domingo.
Nesta edição, a Mostra conta com a presença de bailarinos de São Paulo, Belém e Macapá. Outra novidade é que os participantes do evento podem apreciar uma exposição fotográfica do artista Maranhense, Mario Júlio Ribeiro, com o tema “Encantos das Estações”. As fotos mostram cenas de danças árabes da primeira Mostra do Maranhão e estarão expostas em frente ao teatro.
O evento conta com dois workshops: um de Dabke e outro de Clássico e Percussão. O primeiro será ministrado pelo bailarino Charif Yassine e outro por Najwa Zaidan, de São Paulo. Os cursos acontecem hoje (31) e amanhã (01) na academia Radical Fitness.
Organização - Após a Mostra, o organizador do evento, Flávio Amoêdo, irá apresentar e ministrar um curso no Mercado Persa, o maior evento de dança do ventre da América Latina, que acontece em São Paulo. Ele é o primeiro bailarino de dança do ventre a participar e se apresentar no Mercado Persa.