Por Leila Navarro*

Quais são as características fundamentais entre os empreendedores que alcançam excelentes resultados? Esta é a pergunta que 10 entre 10 aspirantes a um empreendimento de carreira ou negócio, e veteranos em pequenos, médios ou grandes projetos fazem constantemente.

Quando tomamos conhecimento da história de empreendedores bem-sucedidos redobramos a atenção para assimilar qual foi a “curva bem-feita” que o levou à ascendência de seu projeto e buscamos uma identificação para avançar. Até certo ponto isso é saudável. Ter referências, buscar um mentor, aprender com os erros e acertos alheios é uma forma inteligente de superar os desafios, mas observe que em toda biografia de homens e mulheres bem-sucedidos existem detalhes nas entrelinhas que fazem a diferença: a valorização do seu próprio potencial.

Na palestra que apresentarei no dia 1 de novembro, no Congresso Nacional Acadêmico e Empresarial, em Imperatriz, mostrarei que todos os obstáculos são transponíveis quando uma pessoa está disposta a descobrir a melhor forma de alcançar o que deseja a partir de seus próprios parâmetros. O fator autoconhecimento é determinante na caminhada dos vencedores! São nos momentos mais difíceis que nos redescobrimos, já que, colocados à prova, nos é dada a oportunidade de confirmar o que temos de melhor. Quando Walt Disney fala da criação do seu império ele afirma que “não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. Assim como qualquer ser humano, ele enfrentou desafios, mas mantinha foco em comportamentos que você e eu podemos adotar:

1.    Dava relevância aos seus sonhos e, independentemente das opiniões alheias, movia-se por seus ideais.

2.    Era determinado e confrontava os obstáculos como uma forma de fazer diferente e melhor os seus projetos. 

3.    Encarava os constantes desafios como grandes oportunidades. 

4.    Era visionário e apostava todas as suas fichas onde acreditava ser o ideal. 

5.    Mantinha o otimismo mesmo diante de situações que pareciam fugir ao seu controle. 

Ter desafios é o que faz a vida interessante e superá-los é o que faz a vida ter sentido. Superar é abraçar a oportunidade e reconhecer que o novo é altamente motivador e prazeroso. Na construção de uma carreira ou desenvolvimento de um negócio haverá diversos problemas para trilhar e ultrapassar. Nenhum obstáculo grande o suficiente para barrá-lo, se a sua vontade de superar e vencer for maior. O medo pode até tentar assombrá-lo, mas se isso acontecer, vai com medo mesmo. Segundo Friedrich Nietzsche, “o que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte”.

Leila Navarro é palestrante motivacional e escritora. Presença confirmada no Congresso Nacional Acadêmico e Empresarial – CONAE, que será realizado nos dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro. Confira no www.conaeitz.com.br