O aniversário de 159 anos de Imperatriz foi lançado oficialmente no último dia 7, mas foi a partir de terça-feira (12) que a comemoração ganhou força na cidade. Com o envolvimento de todas as secretarias e do próprio prefeito, Sebastião Madeira, os eventos foram voltados para variados segmentos do município, agradando em cheio a população do município.
O prefeito enalteceu o caráter variado da festa: “Chegamos ao final das festividades de aniversário da cidade com um saldo muito positivo. Shows, corrida, bolo e homenagens às personalidades da cidade”, disse. O prefeito parabenizou, ainda, por este aniversário que chega em um momento em que a cidade ganha uma nova perspectiva de futuro, por todos os investimentos que aqui tem sido feitos.
As mulheres tiveram papel de destaque durante as comemorações. Já na terça-feira a Secretaria da Mulher deu início à comemoração, às 18h, com um Sarau, realizado na Praça Dona Morena. No dia seguinte (13), a mesma secretaria realizou um novo Sarau, desta vez na Escola Municipal Elisa Nunes.
Na quinta-feira (14) Os Paralamas do Sucesso se apresentaram na Beira Rio, em show para mais de 40 mil pessoas. A banda, reconhecida nacionalmente por sucessos como Alagados, Meu Erro e Lanterna dos Afogados, emocionou, empolgou e animou o público presente, que cantava e todos os sucessos da banda carioca. Antes, Pilantropia, Juliano Reis e Jordão e Stênio subiram ao palco. Pela manhã, a Praça de Fátima recebeu uma exposição fotográfica.
Os evangélicos também foram contemplados com a agenda de festas. O quarto dia de atividades começou com exposição no Centro de Artesanato e, ao fim da tarde, a Praça União recebeu um Sarau. Mais tarde, a Beira Rio recebeu os shows das atrações Samuel Moysés, do Voz da Verdade; e Rayssa e Ravel, além dos artistas da terra Banda Átrius, da Assembléia de Deus; Ministério Fogo Santo, Comunidade Shalon; Missionários MC’s; Ed & Aldoraya e Daniel Alencar, da Nova Aliança e ainda o Vocal Proclamai Soul Music.
Enquanto isso, o aeroporto e a rodoviária de Imperatriz recebiam Genú e Banda, com o show “Cantando Nossa Cidade”. Para coroar a festa, foi realizada uma salva de fogos, na virada para o dia 16.
16 de julho - Também com salva de fogos começou o dia 16 de julho: data em que Imperatriz completou 159 anos de fundação. Para ficar ainda mais próxima do povo, a atração foi dividida nos bairros Vila Lobão, Bacuri, Nova Imperatriz, Vila Nova, Cafeteira e Centro.
Os atletas também foram envolvidos pela programação de aniversário da cidade, com a Corrida de Rua 16 de Julho. O secretário de Esportes e Juventude, Arnaldo Junior, lembrou que a corrida vem se tornando uma tradição e, para ele, o prefeito está ajudando a torná-la cada vez maior. “A corrida 16 de julho, na gestão do prefeito Madeira, está se tornando uma tradição. É essa corrida, por determinação do prefeito, tem sido feita de maneira consecutiva. E ela está cada vez mais profissional, cada vez com mais participantes, o nível técnico está cada vez melhor. Hoje temos corredores do estado do Tocantins, do Pará e de todo o Maranhão. Isso é uma demonstração de que o nosso trabalho está no caminho certo. Hoje a festa é do povo”, garantiu o secretário.
Em meio a festa, a vencedora da Corrida 16 de Julho, Larissa Nascimento, de Caxias, parabenizou a cidade pelos 159 anos, mas não deixou de falar sobre a próxima competição. “Esse foi o meu primeiro ano nesta competição e já tive a felicidade de ser a campeã. Tenho que agradecer a Deus pela colocação e continuar os treinamentos para as próximas competições que virão”, finalizou.
Enquanto os atletas ainda disputavam a modalidade, o prefeito Madeira partia o bolo de aniversário da cidade, na frente da sede da Prefeitura. A deputada estadual Valéria Macedo compareceu à festa e lembrou da importância do município para a região. “Quero parabenizar à cidade de Imperatriz, ao prefeito Madeira, às autoridades que estão levando Imperatriz para o caminho certo. É uma satisfação muito grande, porque Imperatriz é a nossa capital, é a nossa referência”, explicou Valéria.
As festividades continuaram à noite, com a entrega da Frei Manoel Procópio, o troféu Jurivê de Macedo e a distinção honrosa Personalidade da Gente. Nesta última, entre os premiados estavam as irmãs missionárias capuchinhas, grupo católico que ajudou a fundar a cidade de Imperatriz.
Evangélicos, Católicos, atletas ou não. Todos foram envolvidos nas comemorações do aniversário de Imperatriz, comemorado na última sexta-feira, e que só se encerra no próximo dia 29, com a entrega da premiação do concurso de fotografia e artes plásticas. A programação termina dia 29 de Julho com entrega da premiação do concurso de fotografia.

Homenageados

COMENDA FREI MANOEL PROCÓPIO

Antonio Batista do Nascimento, “Seu Tota”, pecuarista
Clay Moreira Lima Lago, médica
Mara La Rocque Fernandes, empresária
Ovídio da Silva Raposo Neto, médico
Francisco Xavier Cavalcante “Mestre Cabral”, gráfico
João Matiolli, empresário
Raimundo Pereira Sobrinho, “Doca”, empresário

DISTINÇÃO HONROSA
AMPARE
APAE
ASSOCIAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS
CLUBE DE MÃES DE IMPERATRIZ
GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO MARANHÃO
GRANDE ORIENTE DO BRASIL
SINDICATO DOS ARRUMADORES DE IMPERATRIZ
SUZANO PAPEL E CELULOSE
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE IMPERATRIZ
3º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

TROFÉU JURIVÊ DE MACEDO

Lima Rodrigues, jornalista
Arnaldo Monteiro, professor
Oscar Gundim, advogado
(Comunicação)