Domingos Cezar
Membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) estiveram reunidos na manhã dessa sexta-feira (17) visando ultimar os preparativos do II Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, que se realizará nos dias 3 e 4 de junho. No dia 5, o Conselho, em parceria com a Sepluma, realiza a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que elegerá os delegados para a Conferência Estadual.
De acordo com a presidente do Commam, bióloga Ivanice Cândido, o II Fórum Ambiental se consolida como um evento técnico e científico mais importante da região sul do Maranhão, referente ao tema: “Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva – Responsabilidade de todos”. “Ele apresenta uma visão ampla do assunto do ponto de vista acadêmico, empresarial e governamental”, acrescenta a presidente.
O evento tem como objetivos debater a viabilização de políticas públicas de gestão ambiental de resíduos sólidos e coleta seletiva; propiciar debates, bem como a elaboração de alternativas junto à educação e assim avançar rumo a uma sociedade mais justa e sustentável, tendo como prioridade a responsabilidade de toda a sociedade na qual participam os diferentes setores sociais da comunidade educativa.
Objetiva, ainda, apresentar soluções de implementação da coleta seletiva e gestão ambiental, com informações sobre redução do consumo de energia, água e bens materiais, bem como a gestão adequada do lixo. Propiciar a troca de experiência dos participantes e estimular gestão ambiental e construção do aterro sanitário na região tocantina e decisões sobre a coleta seletiva na mesorregião.
Palestras – Após o credenciamento, que inicia às 8h do dia 3 de junho, e a solenidade de abertura, prevista para começar às 9h, tem início o ciclo de palestras, tendo como primeiro palestrante o Dr. Saint Clair Honorato Santos, procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de proteção ao Meio Ambiente do Paraná.
Ele abordará o tema “Cooperativas de Catadores na Política Nacional de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. Em seguida, o professor Jorge Diniz, CESI-UEMA, discorrerá sobre os problemas relacionados a resíduos sólidos em Imperatriz e região tocantina.
No dia 4 o Dr. Washington Rio Branco, geógrafo, ambientalista, professor da UFMA e UEMA, mestre em Políticas Públicas (UFMA), Doutor em Geografia (UNESP), ex-presidente do Instituto Municipal do Controle Ambiental de São Luís e ex-secretário de Estado de Meio Ambiente, discorrerá sobre “Resíduos sólidos e educação ambiental”.
“A lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos: a responsabilidade dos municípios e a atuação do Ministério Público” será tema da palestra do Dr. Luis Fernando Cabral Barreto Júnior, promotor de justiça do Maranhão e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural do Ministério Público do Maranhão.
Graduado em Tecnologia de Gestão Ambiental (UNI-ANHANGUERA-GO), Especialista em Gestão Florestal (UFPR), Auditor Líder em ISSO 14001, professor da UEMA, responsável técnico e gerente de projetos da Ecoservice – Gestão de Resíduos, o professor Cristy Handson dos Santos abordará o tema: “Produção e Consumo Sustentável”.
Comentários