A presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), Ivanice Cândido, considera de suma importância que seja realizada uma intensa campanha de educação ambiental em Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão. “Temos que massificar essa proposta de conscientização ambiental, pois aprendemos em sala de aula todos esses temas relacionados à educação ambiental”, aconselha.
Ela assinala que o trabalho de educação ambiental será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), devido à abrangência da campanha, envolverá a participação das pastas da Infraestrutura, do Trânsito e da Saúde. “Nós temos que pensar de forma coletiva, e não apenas em um resíduo que foi gerado durante uma compra ou passeio”, avalia.
Para ela, os carros que transportam resíduos de construção e materiais precisam trabalhar de forma correta, ou seja, utilizando uma lona para evitar a proliferação e sujeira das vias públicas da cidade. O Commam publicou uma resolução com o objetivo de regulamentar o transporte de materiais de construção pelas ruas e avenidas de Imperatriz.
Ivanice Cândido conta, ainda, que o recolhimento de resíduos hospitalares dispõe de empresa especializada, evitando, assim, a contaminação da população. “O recolhimento do lixo doméstico também é feito normalmente, contudo existem pessoas que colocam os resíduos domésticos nas portas de casa em dias inadequados, causando transtornos à comunidade”, afirma.
Outro detalhe é em relação ao acondicionamento correto do lixo doméstico, evitando que seja dispensado em via pública ou terrenos baldios em Imperatriz. “Temos que conscientizar a população sobre a importância da educação ambiental; temos que armazenar os resíduos gerados em locais adequados para depois dispensá-los para o serviço de recolhimento”, orienta.
Ela sugere que o processo de educação ambiental seja realizado de forma contínua, com apoio da família, e não apenas dos professores em sala de aula. “Esse projeto contará com o apoio da Prefeitura de Imperatriz, mas, sobretudo, temos que ter o apoio da população”, concluiu. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14526
Comentários