Técnicos da empresa no mando da indústria

Domingos Cezar

Técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), da Vigilância Sanitária e diretores do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) foram convidados pelo gerente de projetos, Cristy Handson dos Santos, para conhecerem in loco o funcionamento da empresa situada no povoado Mãozinha, cerca de 16 quilômetros do centro de Imperatriz.
Antes de entrar para a área industrial, o gerente de projetos da Ecoservice, Cristy Handson, explicou aos visitantes os procedimentos de segurança, as normas internas do SESMT, orientou a nunca passar sob carga suspensa, ficar atento a pontes rolantes e guindastes, usar EPI na área industrial, tais como óculos de proteção, mangas longas, sapato de segurança e protetor auricular.
A Ecoservcice - Gestão de Resíduos foi dividida por sua direção em três áreas: de resíduo saúde, de resíduo industrial e produtos químicos. Na área industrial os visitantes foram recepcionados pelo engenheiro químico Mackson Roney de Oliveira, o qual explicou aos técnicos da Prefeitura e Commam como é feita a coleta e o sequestro dos gases, bem como todo o processo de incineração.
De acordo com o gerente geral Duarte, a empresa nesses dois anos de funcionamento já ganhou a confiança de vários clientes. Ele observa, entre estes, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. "Ambos são clientes na área de resíduo saúde, uma vez que a Prefeitura administra dois grandes hospitais, assim como o Governo do Estado, que administra a Unidade de Pronto Atendimento - UPA.
Ele mostrou aos técnicos os contêineres com a cinza do processo de incineração, resíduo este que, segundo Duarte, é transportado para um canteiro industrial existente em Betim (MG), criado para este fim. "Quase todo esse material é reaproveitado e catalogado desde sua origem, data de incineração, enfim, todos os cuidados são tomados com a destinação desses resíduos", informou Duarte.
Representando a Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), a técnica Janaíres Cazaes; pela Vigilância Sanitária, os técnicos Jocivan Facundes e Valdenira Nunes Ribeiro, e o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), pela bióloga Ivanice Cândido Falcão Almeida (presidente) e o ambientalista Domingos Cezar Ribeiro (Relações Públicas).