A diretoria do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) enviou ofício à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) solicitando uma rigorosa fiscalização sobre o que os membros do Conselho qualificam como uma "invasão" de faixas e placas pelos principais espaços públicos da cidade.
De acordo com a presidente do Commam, a bióloga Ivanice Cândido Falcão Almeida, a colocação inadequada dessas placas e faixas, além de causarem uma poluição ambiental proibida em lei, ainda podem ou provocam acidentes de trânsito, "uma vez que algumas delas tiram a visão dos motoristas", alerta a bióloga.
Ivanice Cândido alerta, ainda, que é terminantemente proibido fixar placas e faixas em árvores, mas ressaltou que, infelizmente, as árvores que margeiam as principais rodovias e até mesmo avenidas estão tomadas pelo excessivo número dessas propagandas comerciais, principalmente de venda de terrenos.
O Conselho, por intermédio de sua diretoria, cobrou também a rigorosa fiscalização no que diz respeito à estação de tratamento de esgoto nos prédios verticais e condomínios que estão sendo construídos na cidade. "Isso impedirá que os dejetos dessas unidades sejam lançados nos riachos e empurrados para o rio Tocantins", adverte.
A presidente alertou o titular da Sepluma, advogado Cleto Vasconcelos, para o elevado número de pneus velhos lançados nas ruas e terrenos baldios. De acordo com Ivanice Cândido, esse problema não é apenas de caráter ambiental, mas também de saúde, "uma vez que as chuvas tornam-se o ambiente propício para propagação do mosquito da dengue".
Ivanice Cândido, observa, ainda, que em 2013 foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) o ano internacional de cooperação das águas "e esse tema fará parte do II Fórum Ambiental que será realizado ainda neste semestre", garante.
A presidente informou que o Conselho foi procurado pelo novo titular da Sepluma, Cleto Vasconcelos, o qual garantiu que pretende trabalhar em parceria com o Conselho. "A visão do novo secretário é de uma cidade que busque seu desenvolvimento, mas com sustentabilidade", disse Ivanice Cândido, ressaltando que Vasconcelos prometeu participar da primeira reunião do ano do Commam. (Assessoria Commam)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14600
Comentários