A Praia do Cacau será o primeiro local de visitação

Domingos Cezar

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM) realiza na manhã deste domingo (1º) a II blitz no rio Tocantins, a qual contará com a participação de membros do Conselho, estudantes, professores, ambientalistas e demais pessoas que se inscreveram no tempo estipulado pela diretoria.
A bióloga Ivanice Cândido, presidente do COMMAM, informa que estão sendo tomadas todas as medidas de segurança visando atender e obedecer às orientações da coordenação das embarcações (uso de coletes), bem como serão utilizadas luvas para que todos possam recolher o lixo com toda segurança.
A blitz, como explica a presidente, é como um reconhecimento de um processo permanente de busca e construção de alternativas, que não se reduzem ao evento em que se apoia o meio ambiente com ações e consciência de cada um como atitude que engrandece a pessoa que preserva a água e onde devemos jogar o lixo diário.
"Assim, alimentamos este grande processo de preservação ambiental nas ruas, riachos e no majestoso Tocantins que todos nós dependemos", afirma Ivanice Cândido, acrescentando ser este "um processo de caráter individual, municipal e até mundial, uma vez que o meio ambiente se faz globalmente", explica a presidente.
A II blitz tem como objetivo realizar um mutirão para recolher todo o lixo encontrado nas margens do rio Tocantins, desde a foz do riacho Cacau até o povoado Imbiral, onde os militantes serão recebidos pelos alunos e moradores da localidade.
Na ocasião, serão fixadas placas com mensagens educativas nos principais pontos turísticos, bem como nos pontos utilizados por pescadores, na maioria amadores. O evento visa também uma troca de experiências entre ambientalistas e realizar uma socialização com alunos das escolas municipais do Imbiral.
"Estimular a gestão ambiental e ciclo de vida dos rios, riachos e fontes naturais de água na região tocantina é outro dos objetivos dessa blitz", explica Ivanice Cândido, lembrando que os membros e pessoas interessadas em participar devem entrar em contato urgente com o Conselho para assegurar a sua participação no mutirão.